Este, sem dúvida, é um dos animais mais estranhos que você vai ver hoje!

04/02/2018 às 03:002 min de leitura

Você deu uma boa olhada no bichinho da imagem acima? Caso você nunca tenha visto nada parecido na vida, se trata de uma lesma-do-mar — da espécie Melibe viridis — que, de acordo com Mindy Weisberger, do portal Live Science, normalmente é encontrada no Mediterrâneo, Mar Vervelho e em algumas áreas do Oceano Pacífico.

Esses animais peculiares possuem corpo alongado dotado de vários pares de membros que lembram os tentáculos dos polvos e não passam dos 12 centímetros de comprimento, aproximadamente. Outra curiosidade sobre essas lesmas — que também são conhecidas como nudibrânquios — é que elas são predadoras e usam suas estranhas cabeças para “varrer” o fundo do mar em busca de crustáceos e até pequenos caranguejos.

Bicho pra lá de inusitado

Segundo Mindy, o vídeo que você pode conferir a seguir foi capturado por um mergulhador chamado Emeric Benhalassa em Bali, e mostra como a lesma expande sua cabeça — que mais parece um balão gelatinoso — diante de seu corpo para buscar alimento. Assista abaixo:

Conforme você viu, no caso do nudibrânquio acima, ele parece ser dotado de sete pares de “patinhas”, com as menores concentradas na extremidade traseira de seu corpo. No entanto, o que mais chama atenção mesmo é a sua cabeçona — que funciona como uma espécie de rede que é lançada adiante para capturar suas presas.

Se você prestou atenção, deve ter notado que a cabeça da lesma conta com uma abertura cheia do que parecem ser pelinhos. De acordo com Mindy, essas estruturas funcionam como uma espécie de sensor que, ao tocar a presa, avisa o nudibrânquio quando ele deve contrair a abertura — ou “fechar a boca”, por assim dizer. Então, o animal capturado fica preso no interior desse saco e é digerido.

Repare nos cílios presentes na abertura da cabeça do nudibrânquio

Achou estranho? Pois os hábitos de acasalamento dessas lesmas-do-mar são ainda mais bizarros! Isso porque os nudibrânquios são hermafroditas — ou seja, esses animais são dotados de órgãos sexuais femininos e masculinos. Entretanto, em vez de “autoacasalar”, quando esses bichos se encontram, eles liberam substâncias químicas que ajudam o par a determinar quem assumirá qual papel durante a coisa toda.

E a esquisitice não para por aí: segundo Mindy, depois de definir quem atuará como fêmea e macho, o acasalamento pode envolver a amputação de pênis “descartáveis” ou perfurar o cérebro do parceiro com os genitais. Pura gentileza!

*Publicado em 17/11/2016

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: