Pega no pulo: imagens mostram aranha sorrateira atacando suas presas

05/07/2017 às 12:502 min de leitura

Vira e mexe nós do Mega Curioso publicamos por aqui cenas surpreendentes que foram protagonizadas na natureza, como foi o caso da iguana sendo perseguida por uma gangue de cobras em Galápagos e dos pinguins-de-magalhães que se envolveram em uma briga sangrenta por causa de uma fêmea infiel.

Hoje vamos compartilhar com vocês algumas imagens capturadas por uma equipe da BBC que mostram aranhas astutas do gênero Portia em ação. Mais precisamente, as cenas mostram as artimanhas que esses animais usam para capturar suas presas — e elas são fascinantes. De acordo com Sir David Attenborough, que narra o vídeo que você poderá ao final da matéria, os aracnídeos em questão são dotados de três superpoderes.

Um deles é a sua incrível capacidade de saltar grandes distâncias — equivalentes a até 50 vezes o comprimento de seu próprio corpinho —, como você pode ver a seguir:

Outro superpoder é o seu sentido da visão extremamente aguçado, capaz de identificar suas possíveis refeições no meio da vegetação. Veja seus olhinhos espertos abaixo:

O terceiro superpoder das aranhas do gênero Portia, segundo Sir David Attenborough, é a sua genialidade. Conforme explicou, esses bichinhos são capazes de mapear o ambiente tridimensionalmente e formular as melhores estratégias de ataque. Olha só:

Esse superpoder, aliás, faz com que essas aranhas saltadoras não se intimidem na hora de atacar outras aranhas! Pois é, caro leitor! Essas pequenas atrevidas são canibais e não tem o menor problema em capturar aracnídeos bem maiores do que elas, sejam eles venenosos ou não, e mesmo correndo o risco de ficarem presas em suas teias!

E ainda existe outra artimanha usada por essas bichinhas que é pra lá de inteligente: quando elas não conseguem realizar ataques ao melhor estilo “Missão Impossível”, elas atraem as aranhas “tocando” a teia para imitar as vibrações produzidas por presas em apuros.

Com isso, as Portia atraem os aracnídeos para uma armadilha que resultará em eles se transformando em comida.

Você pode conferir o vídeo completo a seguir — em inglês e, infelizmente, sem legendas — e acompanhar toda a ação da esperta arainha:

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: