Reino animal: conheça uma turminha da pesada que usa e abusa das drogas

23/01/2013 às 06:202 min de leitura

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Quando pensamos em animais que vivem soltos na natureza, certamente não imaginamos que eles sejam consumidores frequentes de substâncias psicoativas, não é mesmo? Entretanto, o pessoal do Discovery News publicou um artigo no qual delata uma turminha da pesada que não sente o menor pudor em usar e abusar dos mais variados tipos de drogas! Preparado para conhecer esse curioso lado negro da bicharada?

Onças do Santo Daime

(Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News)

Quem diria que as onças que habitam a região amazônica fossem fãs do cipó-mariri, um dos ingredientes utilizados para preparar a Ayahuasca, uma bebida consumida para fins religiosos e ritualísticos que provoca fortes alucinações. Aparentemente, o consumo pelas onças provoca um aumento da percepção sensorial e melhora a habilidade de caça desses animais.

Primo doidão do canguru

(Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News )

Não pense que o bichinho da foto está tirando uma soneca! Trata-se de um wallaby — um parente dos cangurus de menor tamanho e natural da Tasmânia —, que nas horas vagas costuma devorar as papoulas cultivadas pela indústria farmacêutica para a obtenção de ópio. Essa substância contém morfina, e depois de ser refinada, se transforma em heroína.

Segundo os relatos, o pessoal que cuida da segurança dos cultivos tem o maior trabalho com os wallabies, que, depois de consumir as plantas, começam a andar em círculos, até cair em algum lugar para dormir. Aliás, esses não são os únicos animais que já foram flagrados invadindo as plantações de papoulas! Aparentemente, as ovelhas também são fãs dessas flores e apresentam o mesmo comportamento dos wallabies depois de consumi-las.

Cavalos chegados em uma erva do mal

(Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News )

Nos EUA existe um tipo de erva daninha — conhecida como locoweed ou “loco” — que cresce no oeste do país e é muito apreciada pelos rebanhos da região. Os cavalos são grandes consumidores dessa planta, que possui algumas toxinas capazes de fazer com que os animais se tornem letárgicos, apresentem comportamento instável e percam peso. Além disso, uma intoxicação mais grave também pode causar danos neurológicos permanentes, problemas reprodutivos e a morte dos animais.

Morcegos bebuns

(Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News)

Nem todos os morcegos são bebedores de sangue. Na verdade, muitas espécies se alimentam apenas de frutas e, como você deve saber, quando ocorre a fermentação das frutas, o açúcar presente nelas pode se transformar em álcool. Um grupo de pesquisadores decidiu comprovar como os morcegos bêbados se saíam em um teste no qual tinham que voar por um percurso cheio de obstáculos. E não é que os bichinhos parecem não sofrer nenhuma alteração?

O cartel das lagartas colombianas

(Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News)

A cocaína presente na planta de coca funciona como uma espécie de inseticida natural, capaz de matar a maioria dos insetos que se alimente das folhas. Entretanto, existe uma espécie de mariposa nativa da Colômbia cuja lagarta se alimenta tranquilamente dessa planta sem sofrer com qualquer tipo de efeito. Aliás, a coca é seu alimento favorito, e as autoridades colombianas chegaram a cogitar a ideia de infestar as plantações ilegais com essa lagarta e acabar com o cultivo.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: