Quantas vezes um cão molhado se chacoalha por segundo?

01/04/2013 às 08:112 min de leitura

Se você tem animais de estimação e costuma dar banho nos seus bichinhos — especialmente nos cachorros — em casa, é muito provável que já tenha ficado encharcado mais de uma vez depois que os danadinhos resolveram chacoalhar o excesso de água dos pelos bem do seu lado. Na verdade, vídeos mostrando animais domésticos fazendo isso não são nenhuma novidade na web, e se você vasculhar o YouTube vai encontrar diversos deles.

No entanto, o pessoal da BBC decidiu dar uma olhada mais de perto nessa curiosa ação — filmando um cão, um ratinho, um porco-espinho e um humano em câmera superlenta —, e o resultado é o adorável clipe que você pode ver logo acima. O filme foi produzido para que medir com qual frequência cada animal chacoalha o corpo para eliminar o excesso de água, permitindo que a equipe da BBC calculasse qual dos mamíferos observados é o mais eficiente.

“Chacoalhadores” eficientes

O porco-espinho apresentou uma média de 22 movimentos por segundo, o que levou a equipe a concluir que esses animais provavelmente eliminam o excesso de água através da aceleração de seus metabolismos, já que no vídeo não foi observada uma grande quantidade gotas sendo chacoalhadas dos pelos.

Fonte da imagem: Reprodução/BBC

O rato realizou uma média de 15,2 movimentos por segundo, e o grande campeão na produção de “tempestades” foi o cão que, apesar de chacoalhar o corpo entre 5 e 6 vezes por segundo, se livrou de 70% do excesso de água durante o processo, graças ao deslocamento da pele e a velocidade dos movimentos. Os humanos, coitados, são péssimos “chacoalhadores”, produzindo cerca de 4 movimentos por segundo. Que bom que existem toalhas e secadores!

De acordo com um estudo mencionado pela BBC, se os mamíferos não pudessem chacoalhar o corpo para eliminar a água, eles precisariam de cerca de 20% de toda a energia consumida durante o dia para se manterem aquecidos. Além disso, quanto menor o bichinho, mais rápido ele precisa se mover para se livrar da água. Já os animais maiores e com a pele mais solta conseguem gerar mais força e uma maior rotação dos pelos com cada chacoalhada.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: