O golfinho Ten, treinado pela marinha americana, encontrou no fundo do mar um antigo torpedo de uso militar durante uma operação nas águas de San Diego, na Califórnia.

Os golfinhos são treinados e recrutados para detectar minas e explosivos que possam residir no fundo dos oceanos, em lugares de baixa visibilidade e regiões em que nem a mais alta tecnologia consegue alcançar. Eles possuem o sistema sonar mais sofisticado conhecido pelo homem.

Fonte da imagem: Reprodução/Live Science

Nas missões de reconhecimento pela marinha americana, os golfinhos conseguem informar quando encontram algo diferente no fundo do mar. Para treinar os animais, especialistas da marinha lançam objetos de formatos variados em ambientes rochosos ou arenosos para eles rastrearem. Ten retornou com uma resposta positiva quando supostamente não havia nada para ele detectar.

O torpedo Howell

Fabricado entre 1870 e 1899, o torpedo Howell era uma arma avançada para a época. Apenas 50 unidades foram construídas e, mesmo sendo anterior à eletricidade, o torpedo podia seguir um alvo. O exemplar encontrado pelo golfinho Ten no fundo do mar é o de número 24 da linha de fabricação.

Antes da descoberta de Ten, havia apenas outro modelo conhecido do torpedo Howell, em exposição no museu da marinha em Washington. O exemplar encontrado no fundo do oceano foi colocado em um tanque de água para evitar erosão e foi encaminhado para o centro de história e patrimônio da marinha americana.