Conheça 5 criaturas bizarras que habitam as profundezas dos oceanos

15/06/2018 às 02:002 min de leitura

Os oceanos ainda são lugares repletos de mistérios para inúmeros cientistas e estudiosos, especialmente os pontos mais fundos e inóspitos. Quem sabe quais são os tipos de criaturas que circulam nas águas escuras e profundas do Pacífico ou Atlântico? Pensando nisso, o canal National Geographic listou alguns dos animais aquáticos mais estranhos que já são conhecidos pelo homem.

Esses seres vivem em condições extremas nos oceanos, em profundidades bem altas e em locais com pouca iluminação. Por isso, eles criaram sistemas de adaptação um tanto quanto peculiares. Confira:

1 – Peixe psicodélico

O peixe psicodélico é conhecido por possuir nadadeiras menores e saltar e rastejar pelo fundo dos oceanos, como se fosse um sapo. Por alguma razão estranha, as barbatanas desse animal são inteiramente retorcidas, fato que complica sua locomoção – é por isso que ele anda e pula pelo chão do mar. O animal também possui uma pele malhada que cobre todo seu corpo e pode apresentar inúmeras variações de cores.

2 – Peixe abissal barreleye

Esse curioso animal possui o corpo totalmente escuro e uma cabeça transparente. Os olhos dele podem girar em múltiplas direções para procurar alimentos ou fugir de predadores, graças à transparência da cabeça. Ao contrário do que se pode imaginar, os olhos são as duas esferas verdes, e não os globos pretos na frente da cabeça.

3 – Predador tunicado

Os tunicados, popularmente conhecidos como moluscos, são seres pacíficos que habitam corais e que se alimentam de plânctons ou de outros detritos orgânicos. Entretanto, no fundo do Pacífico, um desses animais criou um organismo diferente e bizarro, no formato de uma boca gigante. Ele é capaz de capturar os detritos e retê-los para alimentação posterior.

4 – Tubarão pré-histórico

O inesperado encontro com esse tubarão, considerado por muitos como pré-histórico, ocorreu em águas japonesas. O animal possui um corpo disforme e uma boca permanente aberta para capturar pequenos alimentos, além de se mexer de modo bastante lento. Infelizmente, ele morreu e está no Japão para estudos futuros.

5 – Camarão-pistola

Essa bizarra criatura já deu as caras aqui no Mega Curioso. O camarão-pistola é conhecido por ser um dos animais mais interessantes dos mares, pois é capaz de disparar um soco extremamente impactante – capaz de atingir 100 quilômetros por hora. Esse impressionante lutador aquático pode nocautear animais menores e matá-los só com o poder do disparo de suas garras.

Você conhece mais algum animal estranho que habita as profundezas dos oceanos? Se sim, compartilhe conosco. 

*Publicado originalmente em 14/06/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: