Conheça a beleza da aranha-pavão [vídeo]

31/07/2013 às 09:192 min de leitura

Não gostar de aranhas é uma coisa relativamente comum, até porque algumas dessas criaturas são conhecidas pelos fortes venenos que transmitem por meio de uma picada. Existe até mesmo uma fobia – medo ou aversão exagerada – quando o assunto é aranha: aracnofobia, que já virou até tema principal de filme de terror.

Talvez a sua opinião a respeito dessas criaturinhas mude um pouco depois que você conhecer melhor a aranha-pavão, que é simplesmente linda e, inclusive, simpática. Nós já falamos dela aqui no Mega Curioso, quando fizemos uma reunião de aranhas bizarras, você lembra?

Flerte

Fonte da imagem: Reprodução/AmusingPlanet

Hoje, porém, você vai saber um pouco mais desse bichinho, cujo macho faz uma apresentação colorida quando quer atrair uma parceira para o acasalamento. E o fator de o corpo dessas aranhas ser colorido é o que dá a elas o apelido de aranha pavão, além, é claro, do fato de usarem essas cores quando praticam a arte da sedução, especialmente quando levantam duas abas coloridas, mais ou menos como fazem os pavões, quando querem acasalar.

As fêmeas, por sua vez, analisam as cores do macho, a vibração que seus movimentos causam e assim conseguem detectar se o parceiro é saudável e se pertence à espécie correta para que o acasalamento aconteça.

Dancinha

Fonte da imagem: Reprodução/AmusingPlanet

Depois de exibir todas as suas cores, o macho, que não mede mais do que 4 mm, faz uma dança – com movimentos parecidos com os feitos por um siri – para complementar as suas estratégias de conquista. Mesmo com todo esse galanteio, nem sempre a tática funciona e, quando a fêmea não aceita o acasalamento, o macho precisa sair de perto depressa, senão corre o risco de ser atacado por ela.

A aranha-pavão, da espécie maratus volans, é encontrada na Austrália em 20 subespécies diferentemente encantadoras, com suas barriguinhas coloridas. Se você quiser ver de perto – mas não tão de perto assim – essas aranhas simpáticas, assista ao vídeo abaixo e depois nos conte: você teria medo delas?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: