Tubarão que 'anda' é descoberto no fundo do mar da Indonésia

05/09/2013 às 10:561 min de leitura

Você já pode ter visto tubarão que anda em desenhos animados, não é? Mas, você sabia que um animal com essa característica realmente existe? Entretanto, obviamente, não é bem um caminhar em pé — como fazia o antigo personagem da Hanna-Barbera, o Tutubarão —, mas sim uma locomoção com as nadadeiras no fundo do mar.

A espécie que usa esse movimento foi descoberta no mar da Indonésia por cientistas da Conservation International e, ao contrário dos outros tubarões, este tem essa forma incomum de se locomover. O peixe foi nomeado como a espécie Hemiscyllium halmahera, sendo mais um exemplar entre os nove tipos de tubarões que andam encontrados no mundo.

No vídeo abaixo você pode conferir como este tubarão “caminha”, usando as suas nadadeiras como patas e deslizando suavemente em todo o fundo do mar. A espécie costuma sair durante a noite para fazer as suas andanças a fim de procurar por comida e um lugar para descansar.

Este tubarão geralmente não alcança mais de um metro, sendo inofensivo para os humanos. Até agora, ele somente foi observado nas águas da ilha indonésia de Halmahera e um dos pesquisadores que o encontrou, Dr. Mark Erdmann, disse que esta descoberta é importante para ajudar o trabalho da ilha asiática para proteger o habitat de seus tubarões nativos contra a pesca predatória, que visa a venda de barbatanas de tubarão.

Essas barbatanas são iguarias na China e em outras partes do mundo. Elas são usadas ​​para fazer sopas e outros pratos considerados nobres, com uma boa consistência e benefícios à saúde. Alguns dizem que comer a sopa pode aumentar o apetite, além de melhorar a saúde óssea e do pulmão. Muitas populações no Extremo Oriente continuam a comer a sopa em importantes eventos e festas, como casamentos.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: