5 mamíferos que quase não possuem pelos

14/12/2013 às 08:472 min de leitura

Todos os mamíferos possuem várias características em comum, sendo que os pelos no corpo são algo muito presentes em quase todas as espécies. Esse fator, junto com outras características, que os definem como mamíferos. Contudo, existem alguns animais que quase não possuem nenhum pelo em todo corpo, mesmo sendo mamíferos (e nós humanos estamos nesse grupo!). Vejam quais são alguns desses animais que estão praticamente "pelados" todo tempo (se você conhecer outras espécies, contribua com a gente nos comentários):

1 – Cetaeans

Fonte da imagem: Reprodução/Mother Nature Network

Esse grupo é composto principalmente pelos golfinhos e pelas baleias e é o maior conjunto de mamíferos sem pelos. Bem, no caso deles isso faz bastante sentido, pois os pelos atrapalhariam os seus movimentos aquáticos. Por não possuírem os pelos, eles fazem uso de uma extensa camada de gordura que os mantêm aquecidos e protegidos.

2 – Elefantes africanos

Fonte da imagem: Reprodução/Mother Nature Network

Os elefantes possuem poucas quantidades de pelo quando nascem, porém elas são perdidas conforme eles crescem. A ausência de pelos no caso deles também é bem explicada, já que no clima quente e seco da África eles iriam sofrer muito se fossem cobertos por pelugens. No caso dos elefantes, com um corpo tão grande, eliminar calor é mais importante do que manter.

3 – Morsas

Fonte da imagem: Reprodução/Mother Nature Network

As morsas são tão grandes e possuem camadas de gordura tão espessas que qualquer tipo de pelo se tornou desnecessário nesse animal, já que o próprio calor do corpo se mantém com o tecido adiposo.  Se não fosse pelo característico bigode que elas possuem, as morsas não teriam pelo algum no corpo.

4 – Gato Sphynx

Fonte da imagem: Reprodução/Mother Nature Network

Dependendo para quem você perguntar, os gatos Sphynx podem ser classificados como muito adoráveis ou muito sinistros. Sem dúvidas, a principal característica deles é o fato de não possuírem pelos (nem sequer os típicos bigodes felinos!). Apesar de parecerem um tanto estranhos, eles são descritos como animais muito enérgicos, carinhosos e curiosos. Pelo menos você não terá que se preocupar com as bolas de pelos.

5 – Hipopótamo

Fonte da imagem: Reprodução/Mother Nature Network

Esses animais com bocas gigantescas também são conhecidos por não possuírem qualquer pelo no corpo (com exceção de um tímido bigode). Essa característica é mais interessante para os hipopótamos, já que eles passam grande parte do tempo nas águas de rios. O alto grau de gordura também serve como proteção para eles, impedindo a existência dos pelos. 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: