Pesquisador afirma: ariranhas fazem sexo em grupo

06/05/2014 às 09:572 min de leitura

O projeto Bichos do Pantanal procura estudar as espécies nacionais e, assim, descobrir formas mais completas de preservação ambiental. E foi durante uma pesquisa para esse projeto que o norte-americano Douglas Trent, que vive no Brasil, descobriu algumas novidades a respeito da vida sexual das ariranhas.

Trent, que é coordenador de pesquisa do Bichos do Pantanal, vai levar os resultados inéditos de seus estudos à União Internacional para a Conservação da Natureza, instituição cujo objetivo é basicamente buscar meios de proteger a biodiversidade do planeta e promover a sustentabilidade em suas diversas formas.

Ninguém é de ninguém

Ariranhas são mamíferos que vivem no Pantanal e na bacia do rio Amazonas. E, de acordo com os estudos de Trent, são adeptos do sexo praticado em grupo. Há, inclusive, vários espécimes de ariranhas que são bígamos.

Trent começou a reparar que as atividades sexuais desses animais eram mais livres quando percebeu que uma ariranha fazia parte de várias famílias, acasalando-se e tendo filhos de diferentes machos.

Se você está imaginando como o pesquisador sabia que era a mesma ariranha, saiba que ele analisou as digitais desses bichos. O problema é que essas marcas únicas ficam nas gargantas dos animais e, por isso, Trent levou dois anos de análises fotográficas para determinar que, de fato, um mesmo animal tinha vários parceiros diferentes.

Proteção

Detalhe: estamos falando de animais considerados agressivos, tanto que ariranhas são conhecidas também como onças do rio. “Algumas têm garganta preta, outras branca e outras apresentam a combinação das duas cores”, explicou o pesquisador.

Esses animais geralmente agem em bando, e isso já era um fato conhecido. O que não se sabia, ainda, era que elas faziam sexo em bando também. O pesquisador afirma que a melhor forma de proteger a biodiversidade do planeta é explorá-la ao máximo e compreender o comportamento de cada tipo de espécie.

A pesquisa ainda não foi registrada. Trend vai transformar seus estudos em um artigo científico, que assinará em parceria com um aluno de doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: