Você tem pavor ou se incomoda quando, nos dias quentes, a luz elétrica nos postes, na sua casa e em todos os lugares fica repleta daqueles bichinhos voando ao redor, batendo na lâmpada e caindo no chão? E você sabe por que é que isso acontece com esses insetos? A ciência explica.

Os insetos noturnos, em geral, (mariposas em particular) são orientados pela luz da Lua e se guiam por ela quando vão buscar seus alimentos. Ou seja: eles usam a luz do luar para saber como voltar para casa. Porém, a Lua está longe demais e qualquer interferência de luz que aparece na frente faz com que os insetos se desorientem.

Dom Escobar

"Dando vorta em vorta da lâmpida pra se esquentar"?

Isso acontece porque a luz elétrica (seja de lâmpadas, lampiões e até mesmo de telas de TVs) está muito mais próximas e brilha com muito mais intensidade em relação à luz da Lua, o que acaba confundindo os bichinhos. Quando eles se aproximam ou se afastam da luz, o ângulo em relação a ela varia bastante.

“Para tentar manter-se constante, como costuma fazer quando está se orientando pela posição da Lua, o inseto procura corrigir sua rota de voo a certos intervalos. Por isso, segue voando em espirais cada vez menores até colidir com a fonte (no caso, a lâmpada elétrica)”, disse a entomologista Francisca Carolina do Val.

Entendeu agora por que eles insistem em ficar rodeando sua lâmpada quando a luz está acesa? Ao contrário do que Adoniran Barbosa canta em "As Mariposa", não é para se esquentarem. Agora, nada de implicância. As pobres criaturas estão apenas tentando sobreviver, levando comida para casa.

*Publicado em 19/05/2014