Se você possui livros antigos em casa, é provável que dentro deles existam pequenos escorpiões que andam pelas páginas. E, apesar de você achá-los esquisitos, eles são extremamente importantes para preservar o bom estado dos seus volumes. Acontece que esses minúsculos seres gostam de comer os piolhos de livros, que são responsáveis por mastigar as colas que mantêm as páginas juntas – ou seja, esses pequenos escorpiões estão fazendo um grande favor de preservação, apesar de parecerem meio nojentos.

Contudo, precisamos esclarecer que mesmo que sejam parecidos com os escorpiões, eles não são escorpiões de fato. Batizados de pseudoescorpiões, eles são minúsculos demais (menos de 1 centímetro) para ferir qualquer ser humano – por isso evite matá-los se você encontrar esses bichinhos entre os seus livros.

Um intruso bem-vindo

Os pseudoescorpiões só podem ser encontrados em locais onde livros verdadeiramente antigos estão armazenados. Isso ocorre porque os livros mais recentes utilizam outro tipo de colagem que os chamados piolhos de livros não podem comer – e consequentemente os miniescorpiões não podem sobreviver se não houver alimento para eles. Por outro lado, se você possui livros antigos, é muito provável que existam alguns piolhos no meio deles.

Nesse caso, você vai querer que os escorpiões se alojem por ali (e você pode fazer algumas coisas para ajudar no processo). Para isso ocorrer, compre alguns volumes mais velhos, não limpe as estantes excessivamente e jamais mate os pequenos escorpiões que encontrar pelas páginas – eles podem estar salvando diversas histórias. Veja abaixo um vídeo com um exemplo do inofensivo escorpião de livros: