Girafa morre após bater a cabeça em ponte de estrada

01/08/2014 às 06:512 min de leitura

Parece cena do filme Se Beber não Case – Parte 3, mas infelizmente aconteceu de verdade. Uma girafa morreu após bater a cabeça em uma ponte da estrada perto de Pretória, na África do Sul. O animal estava sendo transportado, com mais um de sua espécie, em um caminhão, quando o acidente aconteceu.  

"Tudo o que podemos verificar nesta fase é um traumatismo craniano grave. Continuamos a nossa investigação com o objetivo de, eventualmente, lançar acusações criminais contra os responsáveis", afirmou Rick Allan, da Sociedade Para Prevenção da Crueldade contra os Animais, ao Eye Witness News, de Joanesburgo.

O proprietário da girafa confirmou a um repórter local que o animal havia morrido. Várias testemunhas relataram ter visto duas girafas que viajavam na autoestrada N1, de Pretória, compartilhando muitos tweets e imagens dos animais no Instagram.

Relatos de testemunhas

A usuária do Twitter disse em um dos posts: "Olhem como é baixa essa ponte e como as girafas são altas. Quem pensou que fosse passar por ali? Eu desejaria não ter visto isso"

Uma testemunha escreveu em seu post "vi duas girafas sendo transportadas para Pretória na estrada hoje. Não sei quais são as leis, mas como eles estavam indo em direção a uma ponte da estrada normal, eu vi uma das girafas atingindo a sua cabeça. Foi tão terrível de se ver. Espero que ela esteja bem".

A autora do post, Pabi Moloi, que também trabalha em uma rádio e TV locais, foi contatada pelo Mashable e disse que o incidente vai assombrá-la por um longo tempo.

"Meu primo e eu estávamos dirigindo em Pretória, em uma estrada movimentada, quando vimos duas girafas na parte traseira de um caminhão. Eu saquei o meu telefone para tirar fotos delas, pois não é uma coisa muito comum ver na cidade. Enquanto eu estava fazendo as fotos, o caminhão passou debaixo de uma ponte e de repente uma das girafas atingiu sua cabeça com força no concreto. O som foi tão alto que o meu primo, que estava dirigindo, me perguntou se havia alguém filmando, porque ela pensou que tinha ouvido um tiro!”, contou Pabi Moloi.

Outra testemunha postou: "Tirei essa foto na N1 mais cedo. Acabei de ouvir que uma girafa morreu! Aparentemente devido a traumatismo craniano! Tão triste!

Ela então postou o seu testemunho rapidamente. Àquela altura, Pabi ainda não sabia que a girafa tinha morrido. Só teve a desconfiança minutos depois. “Vimos no espelho retrovisor que o caminhão havia parado. Apenas uma girafa ainda estava de pé. Aquele som de um crânio sendo atingido e a força com que a cabeça foi jogada é algo que eu não vou esquecer facilmente", disse ela.

Coisa de filme

Vários usuários do Twitter notaram ainda as semelhanças com uma cena bem parecida vista no filme Se Beber não Case, Parte 3, em que o personagem de Zach Galifianakis acidentalmente decapitou uma girafa ao fazer praticamente a mesma coisa que o dono da girafa da vida real. Só que, dessa vez, não teve graça nenhuma.

O proprietário da girafa disse que o animal tinha esticado o seu pescoço pouco antes do acidente, resultando em sua morte. "Nós passamos por muitas outras pontes", disse ele.

Rick Allan, da Sociedade Para Prevenção da Crueldade contra os Animais, disse que o caminhão envolvido no incidente não estava em conformidade com as especificações estabelecidas pelo Bureau Sul-Africano de Normas e que ignorou os códigos de transporte da agência para os animais.

"Quando você está transportando girafas em uma estrada aberta, a cabeça deve ser coberta por uma estrutura especialmente projetada”, afirmou Allan.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: