Se um pernilongo picar uma pessoa embriagada, ele ficará bêbado também?

04/08/2014 às 07:082 min de leitura

Quando uma pessoa consome bebida alcóolica, o álcool vai para o sangue. Portanto, se um pernilongo a pica, ele fica bêbado também? Pode parecer engraçado, mas grandes estudos têm sido realizados sobre isso. Os pesquisadores chegaram a resultados realmente bastante interessantes sobre embriaguez dos insetos.

Eles concluíram que o álcool realmente afeta o sistema nervoso dos mosquitos da mesma forma que faz com criaturas com cérebros complexos. Pesquisas de laboratório mostram que as abelhas perdem a capacidade de voar e batem nas coisas, assim como as moscas de frutas têm dificuldade de se manter em pé. Portanto, os pernilongos podem, sim, ficar bêbados.

Como foi feito o estudo?

Em 1994, os cientistas noruegueses Anders Baerheim e Hogne Sandvik se perguntaram como uma cerveja potente poderia afetar o apetite desses sanguessugas. Seis pares deles foram mergulhados brevemente em dois tipos diferentes de cerveja (Guinness e Hansa Bock) ou em água antes de serem colocados no antebraço de uma pessoa.

Aqueles que foram expostos à bebida alcóolica mudaram de comportamento, balançando seus ferrões, perdendo aderência e até caindo de costas. Isso contribuiu para que eles prosseguissem com a experiência e que mais pesquisadores se interessassem pelo assunto, estudando ainda mais o sistema nervoso dos insetos.

Quanto de álcool é preciso para embriagar um inseto?

Na realização de outro estudo, os cientistas rotineiramente sopraram vapores de etanol em insetos para medir a sua sensibilidade. Incrivelmente, eles conseguem suportar concentrações de vapor de 60% de álcool, muito mais do que está em nosso sangue depois de algumas cervejas. “Depois de beber 10 cervejas, a pessoa possui 0,2% de teor de álcool no sangue”, diz o entomologista Coby Schal da Universidade Estadual da Carolina do Norte.

Os insetos também desenvolveram uma habilidade de não se deixar contaminar com o álcool, pois eles se alimentam de frutos fermentados e plantas que contêm pelo menos 1% de álcool, o que impulsiona a sua tolerância. Em um mosquito, o álcool (ou qualquer outro fluído de sangue) é desviado para uma bolsa e quebrado por enzimas antes de atingir o sistema nervoso.

Para um mosquito, uma refeição de sangue que contém 0,2% de álcool é como beber uma cerveja diluída 25 vezes. Teoricamente, o pernilongo pode, sim, ficar embriagado, mas você não veria essa cena engraçada, já que os níveis de álcool no sangue necessários para embebedá-lo certamente matariam você.

As abelhas bêbadas

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: