O fato de que existam pássaros capazes de aprender e reproduzir alguns dos sons aos quais são expostos no ambiente onde vivem não é assim nenhuma novidade. No entanto, a habilidade do espécime que você vai ver a seguir em imitar ruídos é simplesmente impressionante.

De acordo com o pessoal do io9, a ave em questão é um pássaro-lira (Menuridae), animal nativo da Austrália que costuma habitar as florestas de Queensland e Victória. Segundo o site IBC, esses pássaros são relativamente grandes — medindo aproximadamente 100 centímetros de comprimento — e são um dos maiores “plagiadores” de som do reino animal, já que copiam facilmente e com extrema precisão o canto de qualquer ave.

O mais interessante é que os pássaros-lira não copiam apenas o som emitido por outras aves. Eles são capazes de imitar praticamente qualquer barulho que ouvem, como o de marteladas, alarme de carro e até o de máquinas fotográficas! Confira a seguir (se você estiver no app, aguarde carregar e clique uma vez na imagem):

1 – Sirene

2 – Alarme de carro

3 – Serrote

4 – Motosserra

5 – Arma de brinquedo

6 – Marteladas

7 – Furadeira e serrote

8 – Marteladas e furadeira

9 – Reforma

10 – Motoca

11 – Disparador de câmera fotográfica

12 – Câmera com motor de avanço