Quer saber mais sobre trabalho em equipe? Aprenda com as formigas [vídeo]

02/09/2014 às 04:502 min de leitura

Você já ouviu aquele papo de que a união faz a força? Que várias cabeças pensam melhor do que uma? Que o segredo do sucesso está no trabalho em equipe? Pois o vídeo que você verá a seguir parece comprovar todas essas ideias. Ele mostra uma colônia de formigas que se une e forma correntes para ajudar o grupo a puxar e transportar um milípede para o formigueiro. Confira:

De acordo com o site io9, embora o comportamento de cooperação seja comum entre as formigas, o que foi flagrado no vídeo, ou seja, a formação de correntes aparentemente não havia sido observada antes. Conforme explicaram, esses insetos são bem conhecidos entre os biólogos por sua habilidade de trabalhar em equipe para realizar ações que um único indivíduo jamais poderia completar sozinho.

Formação inédita

As formigas já foram observadas formando pontes com seus corpos ou unindo forças para carregar objetos relativamente grandes. No entanto, a formação de correntes como as mostradas acima — pelo que parecem ser indivíduos da espécie Leptogenys, nativa do sudeste asiático — é algo completamente novo para a ciência. Isso porque, em vez de todo o time da colônia estar agarrado à presa transportada, apenas uma parte está fazendo isso.

Ao que tudo indica, o comportamento demonstrado pelas formigas parece ser um indicativo de que elas decidiram adotar uma estratégia proposital. E, como podemos ver, ao criar correntes, os insetos estão maximizando a força com a qual estão puxando o milípede. Esses animais são o que os biólogos chamam de superorganismos, já que só podem ser compreendidos corretamente quando examinados como a soma de várias partes.

Contudo, quando as formigas são observadas de forma individual, elas não tão espertas assim. Segundo o io9, as pobrezinhas são escravas de seus próprios instintos e de estímulos externos, e, às vezes, elas podem mostrar comportamentos bem pouco produtivos, inclusive em grupo. Um exemplo disso é o vídeo a seguir, que mostra uma colônia presa em um redemoinho formado porque as formigas estão seguindo os rastros deixados por seus próprios feromônios:

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: