7 animais que possuem surpreendentes cheirinhos de doces

07/06/2017 às 04:012 min de leitura

A natureza é realmente estranha em alguns momentos. Se você discorda disso, certamente vai mudar de opinião quando souber que existe uma série de animais que possuem o mesmo cheiro que balinhas de gelatina — e sem que fosse necessário aplicar qualquer essência artificial neles para isso. É curioso, não é mesmo? Pois não são raros os exemplos disso.

O site Mental Floss preparou uma seleção bem interessante com alguns dos animais que possuem cheirinho de comida doce, e agora nós trouxemos isso tudo para você — com rápidas explicações que mostram como é possível eles não possuírem odores comuns. Está preparado para descobrir que sua vida só ficará completa depois de você cheirar alguns animaizinhos pelo mundo?

Importante: a fonte original cita os alimentos como sabores de balas de gelatina, mas, como no Brasil esses sabores não são tão disseminados, decidimos utilizar apenas as essências como referência.

1. Arctictis binturong

Este mamífero vive nas florestas tropicais do sudoeste asiático, sendo um dos principais responsáveis pela disseminação de sementes de figueiras, muito importantes para o ecossistema da região. Além disso, ele possui algumas glândulas próximas à cauda, que são responsáveis pela produção de um aroma similar ao de pipoca amanteigada.

2. Grande-formiga-amarela

Estas formigas parecem ter fugido de uma plantação de limões, e isso não se deve apenas às cores e aos estômagos posteriores delas. Quando suas colônias são ameaçadas ou perturbadas, as formigas emitem uma substância química que possui um forte aroma de limão.

3. Scaphiopodidae

Se você acha que “bonitinho é o feio arrumadinho”, talvez o Scaphiopodidae se encaixe nesse conceito. Ele pode não ser o animal mais bonito do mundo, porém o cheiro de pasta de amendoim merece ser mencionado. Mas cuidado, pois a essência é gerada por uma glândula parótida e pode causar espirros e ardência muito forte nos olhos.

4. Abelha-africanizada

As abelhas possuem um sistema bem complexo de comunicação. Elas alertam as companheiras sobre possíveis ameaças por meio da emissão de leves aromas, sendo que a mensagem é espalhada entre as colônias inteiras dessa forma — e por longas distâncias. Cada espécie possui sua própria essência e a de abelhas africanizadas (não as africanas) é muito similar à de bananas.

5. Auklet-de-crista

Este pequeno pássaro da região do Pacífico adora voar por rochedos, caçar anfíbios e insetos perto das praias, além de espalhar o seu cheiro de tangerina pelo ar. Isso mesmo: os auklets de crista possuem alguns óleos produzidos na bile para fazer com que a fragrância seja espalhada e, assim, atrair parceiros e parceiras.

6. Diplópode-gigante

As diplópodes gigantes não são animais bonitos e certamente não vão ficar no seu colo enquanto você assiste a algum filme na TV. Mas esses artrópodes podem ser muito cheirosos, pois secretam algumas substâncias que se assemelham bastante aos refrigerantes de cereja — muito populares nos Estados Unidos.

7. Castor

Eles são dentuços, simpáticos e responsáveis pela construção de represas bem complexas. Além de tudo isso, ainda encontram tempo para serem tão cheirosos quanto baunilha francesa. Essa é a invejável vida dos castores, alguns dos roedores mais populares do Hemisfério Norte.

*Publicado em 30/12/2014

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: