Sapos são criaturas misteriosas, você já reparou? Ágeis, sorrateiros e gosmentos, esses animais ainda surpreendem até mesmo quem passa uma vida inteira estudando sobre eles. Até o momento, por exemplo, você deve ter aprendido que sapos são animais que buscam a comida com a língua e a levam até a boca, certo? Pois é. Mas talvez tenha mais coisa no meio desse processo.

O fato é que sapos têm o costume de fechar os olhos quando estão engolindo insetos – na verdade, quando estão comendo, seus olhos parecem encolher um pouquinho. Essa característica fez com que os pesquisadores acreditassem que os olhos tinham um papel importante na deglutição do alimento para os sapos.

O que está ficando mais claro, depois da análise de novos materiais, é que os olhos dos sapos são “engolidos” por suas cabeças quando esses animais se alimentam porque seus globos oculares ajudam o alimento a ir para a garganta. Bizarro, né?

De acordo com publicação no The Journal of Experimental Biology, sapos precisam dos olhos para trazer para a garganta pequenos insetos de até 1,5 cm. Os pesquisadores explicam que os olhos ajudam a empurrar os insetos na direção do esôfago e servem também como uma espécie de âncora que auxilia no transporte da presa.

Outro detalhe interessante a respeito da anatomia desses bichinhos: os sapos estudados, da espécie Lithobates pipiens, não têm dentição na parte inferior da boca. Os cientistas acreditam que isso é um mecanismo anatômico que evita que esses animais mordam seus próprios olhos enquanto estiverem se alimentando. E aí, você já sabia disso?