Confira todo o poder da língua de um camaleão em ação [vídeo]

26/03/2015 às 10:592 min de leitura

Conforme já explicamos em uma matéria aqui do Mega Curioso — que você pode acessar através deste link —, os camaleões são animais simplesmente incríveis. Além de terem a capacidade de mudar de cor, esses répteis possuem olhos que permitem que eles também enxerguem no espectro do ultravioleta, possam ver em duas direções simultaneamente e contem com um arco de visão de 360 graus.

No entanto, uma das características mais fascinantes sobre esses animais são suas superlínguas! Estudos revelaram que as línguas dos camaleões podem ser entre 1,5 e 2 vezes tão longas quanto seus corpos e, quando entram em ação, podem alcançar velocidades de 26 por segundo o comprimento do animal.

Aliás, se você achou estranha a unidade de medida inusitada utilizada para quantificar a velocidade das línguas dos camaleões, porque a potência muscular dos animais varia de acordo com o seu tamanho e tipo, ou seja, a velocidade é relativa. Mas, voltando ao assunto... o pessoal da BBC produziu um vídeo no qual mostra a língua de um camaleão em ação, e o mais legal é que a equipe fez isso em câmera superlenta. Confira:

O espécime que aparece no vídeo é um camaleão-pantera (Furcifer pardalis), uma espécie nativa de Madagascar. Segundo a equipe da BBC, a língua do bichinho é tão longa quanto seu corpinho — se não for um pouco maior! —, e quando é lançada, parece envolver toda a presa.

Além disso, com base na velocidade da câmera — que registrou toda a ação a 1500 quadros por segundo —, o time da BBC calculou que a língua do camaleão chegou até o inseto em incríveis 0,07 segundos. E isso não é tudo! O animal do vídeo “disparou            “ sua superlíngua com uma aceleração de 41g, ou seja, quatro vezes mais depressa do que a aceleração máxima que um caça é capaz de alcançar. Impressionante, não é mesmo?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: