Por que os gatos trazem animais mortos para casa?

29/03/2019 às 07:002 min de leitura

Se você tem um bichano peludo (ou não) em casa há um bom tempo, provavelmente já se deparou com alguns animais mortos embaixo da sua cama, no corredor, na sala ou como "presente" ao seus pés. E eles variam, vão desde ratos e hamsters até passarinhos e pombas mais graúdas. Se você entra em algum cômodo e vê penas espalhadas pelo chão, sabe que é hora de procurar onde o seu gatinho escondeu a presa.

Muitas pessoas, obviamente com pouco conhecimento no assunto, acham que os gatos são assassinos frios e sem sentimento. Para este tipo de pessoa, só um aviso: você não sabe nada, inocente.

Vamos por partes. Para começo de conversa, os gatinhos (fofinhos ou não) são caçadores naturais. Ou seja, seus instintos de sobrevivência são mais "aflorados". Um estudo recente mostrou que os bichanos matam bilhões de animais pequenos todos os anos nos EUA — entre 1,4 e 3,7 bilhões de pássaros (cerca de 15% da população total), e de 6,9 a 20,7 bilhões de mamíferos. Porém, esses números não provam que eles são malvados, mas que apenas são adeptos do estilo carnívoro.

De acordo com outras pesquisas, os gatos se tornaram dóceis e domesticáveis há 10 mil anos. Por ser "pouco tempo", eles ainda mantêm muitos instintos de seus ancestrais mais selvagens, como as entranhas preparadas para digerir a carne crua.

Chegando ao ponto

Mesmo assim, muitos gatos domésticos simplesmente matam pássaros e ratos e não comem a carne. Ou ainda, eles não matam — só deixam a presa enlouquecida de tanta patada que ela toma. E são as fêmeas que possuem esse tipo de comportamento mais comumente.

Quando selvagens, as gatinhas mamães ensinam os filhotes a comerem ao trazer animais mortos ou machucados para casa. Então, mesmo como bichos domésticos, os gatos não perderam esses instintos. Ainda sem um filhote para ensinar, eles precisam passar a sua sabedoria de caça para alguém. E esse alguém é você.

Largando animais mortos inteiros na sua cama ou quarto, o seu gato está simplesmente agindo como seu professor ou "protetor". E, como ele viveu um tempo com você, sabe que o seu "dono" não tem o costume de pegar ratos ou pássaros — e ele acha que você é um banana por não saber, então quer te ensinar.

No final das contas, o seu bichano só quer o seu bem. E essa atitude apenas mostra como ele possui um instinto de sobrevivência altamente evoluído. Pronto, vá lá abraçar o seu gatinho depois de descobrir isso.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: