Geoduck: o molusco gigante em forma de pênis que você pode 'degustar'

22/04/2015 às 11:412 min de leitura

Quando o assunto é provar novos sabores, você é do tipo aventureiro e disposto a experimentar qualquer tipo de comida? Sendo assim, o que você acharia de saborear o molusco que aparece na imagem que abre esta notícia — que além de ser gigante, tem formato de pênis?

Para quem não conhece, o caracolzão da foto é conhecido nos países de língua inglesa pelo nome de geoduck — a pronuncia soa algo como “gu-ii-duck” —, e os pratos preparados com ele são muito apreciados em países da América do Norte e da Ásia, especialmente na China e no Japão. O animal pertence à espécie Panopea generosa, e pode ser encontrado no Pacífico ao longo da costa do Canadá e dos EUA.

Além disso, o geoduck é um dos animais mais longevos do mundo, podendo viver mais de 160 anos, e sua idade pode ser calculada através dos anéis que vão se formando em suas conchas. No entanto, as características mais singulares desses moluscos são, sem dúvida, seu tamanho enorme e formato peculiar.

Enorme

Os animais da espécie P. generosa estão entre os maiores moluscos bivalves marinhos do mundo, e são compostos por uma estrutura responsável pela alimentação chamada sifão, e pela valva, que forma a concha do bicho. Existem registros de espécimes que chegaram a medir quase 2 metros de comprimento e ultrapassar os 6 quilos de peso. Mas, em média, os geoducks contam com um metro de comprimento e não passam de um ou dois quilos.

Os principais predadores desses moluscos são as estrelas-do-mar, que adoram mordiscar seus sifões. Entretanto, os geoducks costumam se enterrar na areia, deixando apenas a extremidade do sifão exposta para que eles possam absorver fitoplânctons que se encontram dispersos na água. E uma vez seus corpos estejam enterrados, eles ficam protegidos do ataque de predadores e permanecem no mesmo local durante a vida inteira.

Iguaria afrodisíaca

Como você deve ter deduzido, graças ao seu formato pra lá de peculiar, muitos povos acreditam que os geoducks tenham propriedades afrodisíacas. O molusco é consumido nas mais diversas receitas, e pode ser cozido rapidamente, ser empanado, preparado a sautée acompanhado com verduras ou, ainda, ser servido em forma de sashimi e ceviche.

A parte comestível, evidentemente, é o sifão que, segundo dizem, tem sabor delicadamente salgado e textura crocante. E apesar de os geoducks não terem a aparência mais bela do mundo, a procura pela carne do animal é grande, e ela chega a custar entre US$ 200 e US$ 300 o quilo! Sua pesca é controlada — com limite de tamanho mínimo permitido e cotas anuais —, e existem inúmeras “granjas” voltadas para a criação desses bichos.

E só a título de curiosidade, a Evergreen State College orgulhosamente adotou o geoduck como mascote, e existe uma lenda de que esses animais ficariam enterrados à espera que nadadores desavisados se aproximem para devorá-los inteiros. Contudo, não existe motivo para pânico, pois os geoducks são completamente inofensivos. E voltando ao assunto dos moluscos como iguaria, você teria coragem de degustar um deles?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: