Biólogos fazem raio-x de píton logo após a cobra ter engolido um jacaré

29/04/2015 às 05:562 min de leitura

A briga entre uma píton burmesa, que é simplesmente uma das maiores cobras do mundo, e um jacaré acabou resultando em uma vitória surpreendente, que ficou ainda mais incrível depois que foram feitas imagens de raio-x da “cobrinha” de barriga cheia.

O Daily Mail divulgou exames de raio-x, feitos por biólogos da Universidade do Alabama, que mostram o jacaré de 50 cm de comprimento inteiro dentro da cobra – isso, claro, antes do sistema digestivo da píton simplesmente destruir a vítima recém-devorada.

Banquete

A equipe responsável pela análise bizarra acompanhou todo o processo de digestão da cobra, a fim de colher outras informações importantes sobre o corpo desse animal surpreendente. Só para você ter ideia, os pesquisadores, orientados pelo professor Stephen Secor, observaram que os batimentos cardíacos da “cobrinha” aumentaram 40% durante a digestão.

Além disso, alguns órgãos da píton aumentaram de tamanho enquanto o jacaré era digerido: o pâncreas teve seu tamanho aumentado em 94%, o fígado dobrou de tamanho e o rim do réptil teve um aumento de 72%. O intestino da cobra, para dar conta do que estava a caminho, teve um aumento significativo da produção de enzimas essenciais e ácidos.

O jacaré também provocou um aumento significativo no número de gases produzidos no intestino e também no estômago da píton – até porque o corpo da cobra precisa processar as bactérias presentes no intestino do jacaré também. Eis um problema de devorar um animal inteiro.

Processo

Galeria 1

Esse processo todo não acontece rapidamente, como você pode imaginar. As imagens capturadas pelos cientistas mostram que, na verdade, foram necessários cerca de três dias para que o corpo do jacaré começasse a ser quebrado. Depois do quarto dia, a cobra já conseguiu digerir os tecidos mais suaves e alguns ossos do jacaré. Sobrou apenas a pele rígida do animal e o restante do esqueleto, que foram processados mais tarde. O processo digestivo foi completamente concluído depois de uma semana.

Ao Daily Mail Secor disse que, por mais incrível que pareça, a análise digestiva mostrou que jacarés são digeridos mais facilmente do que ratos ou pombos. Por outro lado, em caso de refeições assim tão grandes, a cobra geralmente fica vulnerável ao ataque de outros animais, justamente porque toda sua energia metabólica está voltada à digestão monstruosa. Depois de um banquete desses, a píton pode passar semanas ou até meses sem comer novamente.

Via EmResumo

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: