Os tratadores do Zoológico de Taipei, capital de Taiwan, ficaram extremamente felizes quando a fêmea de urso panda Yuan Yuan começou a apresentar indícios de que estava esperando cria. Ela havia sido inseminada artificialmente algum tempo antes e por isso recebeu todos os cuidados possíveis para garantir que tudo corresse bem.

Ela foi movida para um espaço climatizado, passou a receber refeições maiores – bolinhos, frutas e bambu – e a ser tratada como uma rainha. Afinal, os sintomas da gravidez estavam todos lá: perda de apetite, dilatação uterina, aumento na concentração de progesterona identificada nas fezes. No entanto, quando passou por um ultrassom para que se verificasse o estado do filhote, nada foi encontrado.

Como ela já havia passado por esse processo em 2013, quando deu à luz um pequeno panda, alguns especialistas nesses animais afirmam que Yuan Yuan começou a simular uma nova gestação para receber todas essas regalias novamente. Isso já havia acontecido no ano passado com outro desses animais, a panda Ai Hin, na Base de Pesquisa e Reprodução do Panda Gigante de Chengdu.

Entretanto, outros pesquisadores discordam da ideia de que um urso panda simularia algo assim deliberadamente, apenas para receber mais comida ou algo parecido. Para Zhang Heming, diretor do Centro de Pesquisa e Conservação do Panda Gigante na China, os alarmes falsos de gravidez são comuns entre esses animais, ocorrendo em número entre 10% e 20% dos exemplares da espécie.

A causa mais provável, segundo ele, seria alguma forma de descontrole hormonal, e não a simples vontade de desfrutar de uma área com ar-condicionado. Pandas que são inseminadas artificialmente, por exemplo, costumam continuar apresentando sintomas de que estão gestantes, mesmo quando abortam por algum problema de saúde. Não se sabe ainda o motivo exato para isso acontecer, mas especula-se que o corpo da fêmea possa ficar “ensaiando” uma gravidez e preparando o animal para quando ela realmente acontecer.

Quais casos de animais fingindo ter alguma coisa você conhece ou já ouviu falar? Comente no Fórum do Mega Curioso