5 truques para capturar fotos perfeitas de cachorros

19/04/2017 às 09:502 min de leitura

Um estudo feito pelo Journal of Applied Animal Welfare Science mostra como cachorros que estavam para a adoção foram beneficiados através de fotos de qualidade. Foram analisadas as imagens de 468 cãezinhos do Petfinder, nos EUA, e quanto tempo demorava para eles serem adotados.

Apesar de o relatório indicar “cinco truques para captar fotos perfeitas de cachorros para adoção”, ele pode ser ampliado para todos os cães de uma maneira geral. 

O estudo aponta que cachorros com fotos de qualidade foram adotados em aproximadamente 14 dias – ao contrário dos 43 dias necessários para os bichinhos com fotos mais “pobres”. Outra métrica mostra que cachorros com fotos ao ar livre levaram 37 dias para ganhar um dono, contra 51 dias necessários para cãezinhos fotografados em ambientes internos.

Alguns detalhes fazem a diferença: o cão estar em pé e olhando para a câmera em um ambiente ao ar livre são detalhes muito importantes. Apetrechos e enfeites como roupinhas e bandanas aparentemente não influem em nada nos adotantes. Por isso, capriche mesmo é na qualidade da foto. Saca só as 5 dicas:

1. Fotos ao ar livre

Fotos em ambientes abertos aumentam as possibilidades de os cachorrinhos serem adotados. Mas atenção: não adianta levá-los para qualquer lugar externo; é preciso ir a algum lugar calmo, com árvores e arbustos. Os responsáveis pelo estudo acreditam que essa técnica captura o animal em movimento, dando a impressão aos possíveis adotantes de que eles são mais “ativos” do que os outros bichos.

2. Cuidado com o fundo da imagem

A foto é para ter o cachorro como estrela. Assim, cuidado ao fazer o enquadramento e não coloque na imagem qualquer coisa que possa distrair os adotantes. Procure fundos bonitos, como gramados, arbustos e árvores, mas que não sejam poluídos visualmente.

3. Desfoque o fundo

Desfocar o fundo da imagem também pode ser uma alternativa interessante para você deixar a atenção apenas sobre o cãozinho. Isso dá um ar mais profissional à imagem, deixando-a mais agradável para a vista dos possíveis adotantes. Além disso, se você não tem como mudar o fundo da imagem e precisa dela o quanto antes, esta é uma boa dica de como conseguir um ótimo efeito mesmo não “respeitando” as duas dicas anteriores.

4. Contato visual

É muito importante o cachorrinho estar olhando para a foto. Você pode conseguir isso através de brinquedos, sininhos, petiscos ou qualquer outra coisa que chame a atenção do cãozinho para quem estiver fotografando. Cachorros que olham para as fotos geram uma simpatia maior em quem está querendo adotá-los.

5. Deixe o cão relaxado

Outra dica fundamental: o cãozinho precisa estar feliz! Não adianta nada estar em um ambiente bonito, com fundo agradável e o cachorro olhando para a foto se a expressão dele mostrar tensão ou tristeza. Capturar um momento alegre e de ternura requer bastante tempo, mas certamente será eficiente na hora de conseguir um possível dono para o bichinho.

***

Essas são apenas algumas dicas para conseguir imagens de qualidade dos animais que estão em abrigos ou sofreram maus-tratos. Muitos são tristes por terem sido abandonados por seus donos, e sabemos que capturar um momento feliz não é uma tarefa fácil. Mas a foto perfeita poderá dar um rumo diferente à vida desse animalzinho! É como diz o ditado: “o marketing é a alma do negócio”. E se o “negócio” for o bem-estar animal, todos os truques devem ser aproveitados!

*Publicado em 3/8/2015

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: