Veja a maneira correta de calcular a idade ‘humana’ de seu gato

17/02/2017 às 11:012 min de leitura

Essa vai para os gatólogos de plantão: você sabia que muita gente calcula errado a idade “humana” dos gatos? A maioria das pessoas acredita na teoria de que 1 ano felino equivale a 7 anos em termos humanos, mas isso não é real.

O que acontece é que os gatinhos evoluem muito rapidamente nos primeiros anos de vida, mas depois disso esse envelhecimento tende a ser mais lento. Para você ter uma ideia, o primeiro ano de um gato equivale a 15 anos humanos! Ou seja, com 1 ano ele já é um “adolescente”.

"Com 1 ano, eu já sou um adolescente"

Com 2 anos de idade, seu animalzinho terá o equivalente a 24 anos em termos humanos. A partir disso, cada ano felino equivale a cerca de quatro anos humanos. Por exemplo: se seu “filho” tem 4 anos de idade, é como se ele tivesse 32 anos! É bem possível que a essa altura o seu bebezão seja, inclusive, “mais velho” do que você.

Você pode se basear na tabela abaixo:

Comparação entre a idade dos gatos e a dos homens

“E se eu não souber a idade do meu gatinho?”

Algumas pessoas adotam gatos já adultos em abrigos e fica difícil saber a sua idade real. Porém, um veterinário experiente pode determinar quantos anos o gatinho possui através de características em seu corpo.

Por exemplo: os dentes “de leite” começam a aparecer a partir da terceira semana, sendo trocados pelos “permanentes” quando os felinos atingem entre 3 e 4 meses. A partir do segundo aniversário, os dentes deles começam a amarelar. E próximo de 4 anos eles mostram acúmulos de tártaro e gengivite.

Condição dentária pode determinar a idade de seu gatinho

A pelagem também pode dar indícios da idade de um gatinho cuja data de nascimento se desconhece. Quando jovens, eles costumam ter os pelos mais macios. Com o envelhecimento, algumas manchas podem aparecer, além de os pelos engrossarem. Com 7 anos, os gatos podem ser considerados idosos e começam a apresentar problemas como artrite.

Com ainda mais idade, seu miado passa a ficar mais rouco e seus olhos apresentam uma camada nublada – e isso tudo pode ser identificado pelo veterinário.

Porém, se teu gato for bem cuidado, ele pode passar muito tempo na velhice. Apesar de ser considerado idoso aos 7 anos, gatos que vivem dentro de casa podem chegar a até 20 anos de idade! Porém, é necessário ficar atento à sua mudança comportamental para notar possíveis doenças.

E lembrem-se: gatos não são brinquedos. Ao adotar um amigo felino, tenha consciência de que eles podem passar muito tempo com você e precisam de cuidado e carinho – principalmente quando se tornam velhinhos e necessitam de maior atenção.

Gatos podem te acompanhar por muitos e muitos anos, então cuide direitinho deles

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: