A golden retriever Bretagne completou 16 anos recentemente e, para celebrar a data, ela e sua dona/cuidadora ganharam um dia inesquecível em Nova York, com direito a passeio de limousine, hospedagem em um excelente hotel e festa surpresa de aniversário. Apesar de parecer algo extremamente exagerado para um cão, há um bom motivo para isso.

Bretagne e Denise Corliss, sua dona, serviam na Texas Task Force 1, um esquadrão de busca e resgate, quando aconteceu o atentado às torres gêmeas do World Trade Center, em setembro de 2001. Elas foram convocadas, juntamente com quase 100 outros cães e seus cuidadores do país inteiro, para ajudar na operação de resgate às vítimas da tragédia, e, posteriormente, na recuperação dos corpos sob os escombros.

Aquela foi a primeira missão das duas. Hoje, a cadela é a última dos animais empregados naquele dia que ainda está viva, até onde se tem registro. Por isso, Laura Hartle, do site BarkPost, decidiu celebrar o aniversário de Bretagne em grande estilo como forma de agradecê-la pelos esforços no dia do ataque terrorista.

No vídeo acima, você pode conferir todo o grande dia que a golden retriever teve em seu aniversário. Em todos os lugares por onde passou, a cadela foi recebida com muita alegria, ganhando carinhos e agradecimentos na mesma medida.