Único consolo desse vombate deprimido são seus bichos de pelúcia [galeria]

12/09/2015 às 07:401 min de leitura

Galeria 1

Vombates são uma espécie de marsupial encontrada na Austrália que parecem com o cruzamento de um castor e um coala. Normalmente, esses animais são solitários, mas Tonka, um macho de 7 anos de idade que mora no Santuário Billabong, deve ser o mais solitário de todos os vombates. Quando era apenas um bebê, sua mãe foi atropelada por um carro em uma estrada australiana.

Ele então foi levado para o santuário, que fica na cidade de Townsville (sim, é o mesmo nome da cidade onde vivem as Meninas Super Poderosas do Cartoon Network). No entanto, a maré de azar de Tonka ainda não havia acabado, já que em 2011 o local foi atingido por um ciclone que destruiu grande parte de suas instalações. Foi necessária uma reforma maciça do santuário, mas todas essas mudanças em tão pouco tempo foram mais do que o pobre animal era capaz de suportar.

Ele então começou a apresentar todos os sintomas associados a depressão, e a única coisa que oferece a ele algum conforto é brincar com seus bichos de pelúcia.  De acordo com Kenneth B. Storey, professor de bioquímica na Universidade Carleton, no Canadá, o cérebro de todos os mamíferos é muito semelhante, por isso alguns animais apresentam depressão de forma muito similar à dos seres humanos.

Por ser de uma espécie com garras afiadas e grandes dentes incisivos, Tonka acaba abrindo diversos buracos em seus brinquedos, que são substituídos frequentemente. A única presença constante em sua vida hoje é Samm Sherman, uma das tratadoras do santuário, que posta diversas fotos do marsupial em sua conta no Instagram. Ela costuma usar a hashtag (em inglês) “#meumelhoramigoéumvombate” nas imagens em que Tonka aparece. Ficamos na torcida para que ele melhore e consiga sair dessa logo.

Você conhece alguma história de animais deprimidos? Conte para gente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: