“Bebês de Dragão” estão para nascer em uma caverna na Eslovênia

04/03/2016 às 12:472 min de leitura

Se você é fã de Game of Thrones, é bem provável que você tenha lido o título da matéria e imediatamente se lembrado da khaleesi, ou seja, da personagem da série Daenerys Targaryen. E se você não é fã, também deve ter achado bem estranha essa história de “bebês de dragão” estarem para nascer em uma caverna na Eslovênia. Não se preocupe! Nós já vamos explicar do que se trata!

Em realidade, o que os cientistas chamam de “bebês de dragão” são os filhotes de uma espécie de rara de anfíbio, e eles receberam esse apelido por conta de seu corpo alongado. E agora você deve estar se perguntando sobre o que é que esses bichos podem ter de tão especial, não é mesmo?

Nascimento raro

De acordo com Bec Crew, do portal Science Alert, um grupo de cientistas estão de prontidão aguardando que os ovinhos de Proteus anguinus — que são anfíbios aquáticos super-raros completamente cegos semelhantes a salamandras — eclodam. Esses animais vivem em águas subterrâneas, só são encontrados em algumas cavernas no sul da Europa e costumam viver por cerca de 100 anos.

No entanto, apesar de os Proteus serem tão longevos, eles só põem ovos uma ou duas vezes a cada 10 anos — e isso, somado ao fato de eles serem raros, faz o nascimento dos “bebês de dragão” um evento tão aguardado.

Segundo Bec, os pesquisadores que estão de plantão na caverna identificaram aproximadamente 60 ovos no total, mas acreditam que bem poucos vão eclodir com sucesso. Na verdade, eles creem que apenas três resultarão em dragõezinhos saudáveis.

Os pesquisadores observaram que uma das fêmeas começou a pôr seus ovos no finalzinho de janeiro — e ela continua depositando entre um e dois ao dia. Ademais, os filhotes levam mais ou menos 120 dias para “nascer” e, por isso, os cientistas estão monitorando todo o processo bem de perto.

E, apesar de apenas um trio de sobreviventes ser esperado de toda a ninhada, os pesquisadores estão aproveitando a oportunidade para aprender e coletar o máximo de informações a respeito desses misteriosos animais.

Você já tinha ouvido falar sobre os bebês de dragão? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: