Lembra da “mãe de todas as bombas”? EUA liberam imagens aéreas da explosão

17/04/2017 às 07:182 min de leitura

Há alguns dias, como você deve se lembrar, os EUA lançaram uma bomba contra uma região rural situada no noroeste do Afeganistão que seria ocupada por rebeldes do Estado Islâmico. Na área existiria um sistema de túneis e cavernas utilizados pelo grupo extremista — e a intenção foi a de destruir essas estruturas.

Só que os EUA acharam que qualquer bombinha não faria o serviço direito. Então, o exército norte-americano resolveu usar um potente artefato apelidado de “mãe de todas as bombas” — sobre o qual nós aqui do Mega Curioso falamos um pouquinho em uma matéria que você pode encontrar através deste link.

Bombinha

Conforme explicamos na matéria, a bomba — cujo nome original é GBU-43/B — consiste no maior artefato não nuclear do arsenal norte-americano. Ela mede cerca de nove metros de comprimento e, no caso da que foi lançada sobre o Afeganistão, transportava uma quantidade de explosivos capaz de gerar uma explosão equivalente a 11 toneladas de TNT.

Pois, se você ficou tentando imaginar o tamanho do “estouro”, saiba que você não precisa mais ficar quebrando a cabeça isso. De acordo com Jack Crosbie, do site Inverse, o Departamento de Defesa dos EUA divulgou um vídeo que mostra o momento que a mãe de todas as bombas atinge o alvo. Confira:

Segundo Jack, as imagens que você acabou de ver acima foram capturadas por câmeras instaladas na aeronave — um Lockheed C-130 Hercules — que transportou a bomba até o local atacado, e revelam o tamanho da explosão. Impressionante, não é mesmo?

Com relação ao resultado do ataque, ainda não existem muitas informações sobre o assunto, mas, de acordo com uma notícia divulgada pelo portal Aljazeera, a estimativa é que a GBU-43/B tenha provocado a morte de quase cem rebeldes do ISIS e que nenhum civil tenha perecido. Entretanto, vale destacar que esses dados não foram confirmados ainda por fontes oficiais.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: