9 dos objetos mais antigos da humanidade

17/11/2016 às 10:212 min de leitura

1. Globo terrestre (510 anos)

De origem desconhecida, esta esfera é considerada o globo terrestre mais antigo já produzido. A gravura, feita com base nas descobertas das Grandes Navegações do século 16, foi fixada em um ovo de avestruz na primeira década de 1500.

(Reprodução/Bored Panda)

2. Sutiã (600 anos)

Escavações feitas em um castelo na Áustria levaram arqueólogos a encontrarem diversas roupas confeccionadas no século 15, entre elas uma peça bastante semelhante aos modernos sutiãs. A descoberta ajudou especialistas na investigação das origens do nosso moderno vestuário.

(Reprodução/Bored Panda)

3. Óculos de sol (800 anos)

Da remota ilha de Baffin, no Canadá, vêm os óculos de sol mais antigos já descobertos. Feitos com o marfim de morsas, eles eram utilizados pelos esquimós para reduzir o intenso brilho do sol refletido na neve.

(Reprodução/Bored Panda)

4. Par de meias (1,5 mil anos)

No século 19, foi encontrado no Egito este par de meias de lã, provavelmente usado com sandálias. Estima-se que ele tenha sido produzido entre 300 e 499 d.C. 

(Reprodução/Bored Panda)

5. Os primórdios do vaso sanitário (2 mil anos)

Em Éfeso, antigo assentamento humano localizado no atual território da Turquia, foi descoberta uma latrina construída há cerca de 2 mil anos. Abaixo dos assentos, canais artificiais levavam os excrementos até um rio localizado a alguns metros de distância.  

(Reprodução/Bored Panda)

6. Par de calças (3,3 mil anos)

Vem do oeste da China o mais velho par de calças já feito pela humanidade. Sua datação é estimada em 3,3 mil anos.

(Reprodução/Bored Panda)

7. Sapato de couro (5,5 mil anos)

Arqueólogos descobriram em uma caverna da Armênia – país do oeste asiático – o sapato mais antigo do mundo, com cerca de 5,5 mil anos. Graças ao excesso de esterco de ovelhas, ele se manteve bem conservado ao longo dos últimos milênios. 

(Reprodução/Bored Panda)

8. A receita mais antiga (6 mil anos)

Uma receita de cerveja produzida pelo povo sumério – civilização que habitava o sul da Mesopotâmia (atual território do Iraque) – é considerada a mais antiga receita já encontrada. O modo de preparo da bebida foi registrado em uma tábua por volta de 3 mil a.C.

(Reprodução/Bored Panda)

9. A mais antiga representação do corpo humano (35-40 mil anos)

Feita de marfim de mamute, esta peça é considerada a mais antiga escultura de uma figura humana já produzida. Descoberta no interior de uma caverna na Alemanha em 2008, esta representação de um corpo feminino, chamada de Vênus de Hohle, é tão pequena que cabe na palma de uma mão.

(Reprodução/Bored Panda)

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: