A estrutura que você vai conhecer a seguir, conhecida como “Riviera do Japão”, um grupo de casinhas encantadoras, está localizada em uma linda região arborizada e funciona como casa de repouso a mulheres japonesas aposentadas.

Localizada na cidade japonesa de Shizuoka, a Riviera Jikka foi projetada pelo arquiteto Issei Suma, que buscou se inspirar em uma paisagem montanhosa que passasse a sensação de tranquilidade a suas moradoras, mulheres aposentadas e que passaram a vida inteira trabalhando.

A ideia inicial partiu de duas mulheres que estavam se aposentando nos anos de 1960, uma era assistente social e a outra, cozinheira. A casa principal, de 100 m², tem cozinha ampla, sala de jantar, quarto compartilhado, quarto de hóspedes e banheiro.

Instalações

O complexo conta, ainda, com uma piscina em formato espiral, acessível também para quem usa cadeira de rodas. Cada módulo de Jikka tem uma função diferente, e quem está lá conta com cuidados de enfermagem e recebe alimentos previamente preparados. Para o arquiteto, o local é um “pequeno complexo de cinco pequenas cabanas unidas”.

As unidades são revestidas externamente com madeira, mas as paredes internas são de concreto. O formato de cabana, a localização e a acessibilidade do projeto de Suma têm chamado a atenção em todo o mundo. O que você achou dessa ideia? Viveria em algum espaço arquitetônico semelhante?