Os 10 maiores edifícios que nunca foram concluídos [vídeo]

26/11/2014 às 14:132 min de leitura

Arquitetos renomados e engenheiros famosos sempre sonham em ver seus projetos mirabolantes fora do papel, com verdadeiros arranha-céus erguidos a muitos metros de altura e visível até para um disco voador que esteja circulando acima de nosso planeta.

Contudo, nem sempre essas obras são concluídas, em que os problemas mais comuns são: falta de grana para o término das obras (isso envolve salários de pedreiros, contratos absurdos com empreiteiras, construtoras etc.), guerras e afins (a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria foram bons exemplos disso) ou alguma mudança política (principalmente quando os mandatos de presidentes, governadores ou prefeitos terminam).

O gráfico abaixo, publicado pelo CTBUH — qual tradução soaria algo como Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano — mostra um ranking com os prédios mais altos do Planeta Azul, em que a construção começou, mas nunca foi concluída. Confira:

Ao analisar o gráfico acima (veja a imagem em alta resolução aqui), você pode perceber que metade deles (Nakheel Tower, India Tower, Burj Al Alam, lam Tara Tower 1 e Lighthouse Tower) se encontram nos Emirados Árabes, mais precisamente em Dubai, uma das regiões mais ricas do globo terrestre. Além disso, é possível notar que o intervalo entre o início e término das obras da maioria deles é muito pequeno — cerca de um ano, em média.

Fugindo um pouco dessa estatística, o Palace of Soviets (Palácio dos Soviéticos) teve suas obras iniciadas em 1937, mas somente em 1941 — quatro anos depois — é que a gigantesca construção teve de ser interrompida. Nesse caso, o motivo não foi a falta de fundos financeiros nem problemas em contratos com construtoras, mas sim algo bem maior e perigoso: a Segunda Guerra Mundial, que acabou devastando meio mundo afora.

Inclusive, no vídeo abaixo você acompanha uma breve história acerca desse famoso palácio não concluído, que mostra imagens da construção desde o início dos anos 30. Vale a pena checar:

***

E você, leitor, conhece outros arranha-céus que não tiveram suas obras finalizadas? Não deixe de compartilhar sua informação com a gente nos comentários abaixo.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: