publicidade

Conheça a casa subterrânea com piscina no topo e vista incrível do mar

21/07/2015 às 11:092 min de leitura

Galeria 1

Você já pensou morar em uma casa que tivesse uma piscina no topo? E se essa piscina fosse no nível do solo e a sua casa fosse subterrânea? Caso o teto dessa sua casa fosse inteiramente de vidro de forma que, da sala de estar, você enxergasse a piscina pelo fundo, você acharia legal? E se essa residência ficasse no topo de uma falésia? Se a parede da frente, na verdade, também fosse de vidro de forma que você enxergasse todo o mar a frente, você compraria uma casa assim? Bom, se você gostou da ideia de morar em uma casa exótica como essa, dois arquitetos gregos podem ajudar você.

A descrição nas perguntas do início do texto é referente ao projeto chamado “Casa Brutale”, produzido pelos arquitetos gregos Laertis Antonios Ando Vassiliou and Pantelis Kampouropoulos. Os dois são os sócios-proprietários da empresa de arquitetura OPA (Open Plataform Architecture) e procuraram conceber um projeto que contempla a chamada “Arquitetura Brutalista”.

Esse conceito arquitetônico moderno foi amplamente desenvolvido entre as décadas de 1930 e 1970. Ele engloba a retratação da madeira em sua fôrma natural em desenhos impressos, bem como o concreto armado deixado aparente como característica mais marcante.

Assim os autores do projeto o consideraram uma “homenagem poética ao brutalismo puro”, já que aliaram os traços fortes e menos delicados do estilo a uma vista incrível e ambiente convidativo. A proposta dos arquitetos seria buscar um isolamento dos ambientes internos por meio das reforçadas paredes subterrâneas que, aliadas à estrutura da piscina sobre o forro, manteriam a temperatura sempre mais baixa. A transparência do teto com água e da parede com a vista frontal garantiriam um ambiente continuamente iluminado pela luz solar durante o dia.

A vista incrível faz parte do projeto pelo fato de a casa ser construída no topo de uma falésia, que é uma formação geográfica que consiste na terminação rochosa abrupta litorânea. As falésias são estabelecidas ao longo de milhares de anos, durante os quais o paredão de terra e rocha sofre erosão pela influência das águas marítimas e da chuva.

E aí caro leitor, você moraria na 'Casa Brutale'? Deixe sua impressão sobre o projeto no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: