5 construções futurísticas incríveis feitas com LEGO

04/04/2016 às 12:312 min de leitura

Com novas tecnologias na construção civil, as igrejas já não são mais os pontos mais altos das cidades ocidentais. Agora, altos edifícios moldam as paisagens urbanas e transformam a maneira de as pessoas ocuparem o espaço.

Interessado em saber como os arquitetos lidariam com os problemas das construções do futuro, o Museu de Ciência e Indústria, em Chicago, distribuiu kits com peças LEGO para ver quais ideias eles teriam. Veja o resultado:

1. A construção que aproveita ao máximo a água do oceano 

Preocupados com o abastecimento de água e com o desenvolvimento de fontes sustentáveis de energia, os arquitetos da Adrian Smith + Gordon Gill propuseram uma estrutura que dessaliniza a água do mar para o consumo humano e aproveita a energia das marés para a produção de eletricidade.

Projeto: Adrian Smith + Gordon Gill

Projeto: Adrian Smith + Gordon Gill

2. Uma aposta para o futuro: construções modulares 

Para a Adjaye Associates, as construções modulares — como contêineres, por exemplo — representam uma redução drástica no tempo gasto com a obra, além de dependerem de menos materiais de construção e de água.

Projeto: Adjaye Associates

3. Mais casas, menos carros

Já pensou como seria viver em uma cidade onde o transporte público de massa realmente funcionasse? Sem dúvidas, as pessoas deixariam de apelar ao automóvel para percorrer grandes distâncias e os congestionamentos deixariam de existir.

A ideia dos arquitetos da wHY é construir edifícios sem estacionamento, uma vez que a população se locomoveria pela cidade usando apenas o transporte público. O espaço vago permitiria que fossem construídas nos condomínios mais moradias e áreas de convivência.

Projeto: wHY

4. Por uma cidade menos padronizada

A intenção de Kengo Kuma é mostrar que as construções das cidades não precisam seguir o velho padrão geométrico  — sempre quadradas e com linhas retas —, mas podem sair da mesmice recorrendo às curvas.

Projeto: Kengo Kuma

5. O ponto de ônibus que reutiliza a água da chuva

Unindo o útil ao agradável: a ideia da UrbanLab é fazer com que a água acumulada em pontos de ônibus seja reutilizada no abastecimento de residências e de estabelecimentos comerciais. Além das peças LEGO, foi também utilizada uma impressora 3D na concepção do projeto.

Projeto: UrbanLab

Qual invenção falta para melhorar a vida nas cidades? Comente no Fórum do Mega Curioso!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: