Conversar com algum alemão atualmente é ter a certeza de que essa pessoa se sente pessoalmente envergonhada pelas atrocidades cometidas por Hitler. A verdade é que o povo alemão luta muito para que essa mancha na cultura do país não seja a mais forte a representá-lo, e isso não é nada fácil, afinal o nazismo é um assunto sempre em pauta e algumas pessoas se dispõem a não apenas fazer provocações sobre o tema como a desenhar suásticas pelas cidades alemãs.

Em Berlim, por exemplo, há diversas suásticas pintadas em muros e paredes, mas um movimento liderado por artistas que trabalham com grafite resolveu cobrir esses símbolos de forma criativa e com muito talento. Além de remover o símbolo, esses artistas de rua nos mostram, na prática, que uma das melhores formas de combater o ódio é com a arte e com a criatividade.

A iniciativa deu tão certo que mais cidades onde suásticas são desenhadas estão recebendo coberturas de artistas diversos, que divulgam os resultados de suas criações. Confira algumas dessas coberturas a seguir: