15 tecnologias e empresas que completam 20 anos de vida em 2018

18/01/2018 às 09:315 min de leitura

Em 1998, o Brasil reelegia um presidente por meio do voto pela primeira vez Fernando Henrique Cardoso — e sofria a derrota pesada (e controversa, segundo Gunther Schweitzer) contra a França na final da Copa do Mundo. Os EUA quase viram o próprio presidente da época, Bill Clinton, perder o cargo por causa de um escândalo sexual. E o mundo acompanhou mortes como a do cantor Frank Sinatra e a do ditador cambojano Pol Pot.

O setor da tecnologia também teve muitas novidades em termos de lançamento de produtos e empresas nascendo. Para entrar de cabeça em 2018, os nossos colegas do TecMundo, "irmão mais velho" do Mega Curioso, selecionou alguns desses aniversariantes que agora completam duas décadas de existência e impactaram áreas como informática, astronomia, economia, internet e games.

Esse é um daqueles artigos que você lê, reconhece produtos que usou ou viu muita gente usando e pensa o quanto está ficando velho. Ou conhece a data de nascimento de coisas que já existiam quando você nem era nascido. Confira a seguir a lista.

1. Windows 98

A logo do Windows 98.

O sistema operacional da Microsoft tinha uma tarefa difícil: substituir um dos maiores sucessos da empresa, o Windows 95. Ele foi lançado em 25 de abril de 98 e trouxe várias novidades e melhorias: navegação entre pastas dentro da mesma janela, suporte a novos periféricos e conectores (DVD, USB, câmeras digitais e mais), o uso de mais de um monitor e programas mais voltados para a ainda jovem internet. Sem contar aquele som de inicialização que todo mundo se lembra até hoje e o aproveitamento de elementos clássicos, como a interface, os jogos e os descansos de tela.

2. Google

Uma captura de tela.

Em 4 de setembro de 1998, Larry Page e Sergey Brin ainda eram estudantes em Stanford quando fundaram uma empresa para dar continuidade a um projeto com bastante potencial: um certo buscador chamado Google. A primeira sede era a garagem de Susan Wojcicki, que logo depois também passaria a trabalhar na companhia.

Foi nesse ano também que foi desenvolvido o PageRank, o algoritmo que permite a classificação das páginas encontradas e exibidas pelo buscador. No primeiro ano, o índice do Google já tinha 26 milhões de páginas.

3. iMac

Um iMac.

O iMac G3 é a primeira versão daqueles clássicos computadores pessoais da Apple com monitores de traseira colorida. O modelo inicial era só na cor azul, mas deu início a uma linha que existe até hoje. Ele foi um dos primeiros projetos de Steve Jobs no seu retorno à Apple, que aconteceu 1 ano antes. Como especificações técnicas, ele trazia processador de 233 MHz, 32 MB de RAM e 4 GB de disco rígido.

4. Nokia 5110/5120

Nokia 5120.

Dois celulares históricos da Nokia que fazem parte da mesma linha saíram há 20 anos. O primeiro é o Nokia 5110, um dos primeiros da marca, o qual ficou conhecido como resistente a qualquer pancada e com bateria infinita. Ele foi um dos primeiros celulares também com capa removível e opções coloridas para personalização. Já o 5120 era praticamente o mesmo modelo atualizado e um dos primeiros com o clássico absoluto Snake.

5. Intel Celeron

Um processador.

É bem provável que você já tenha tido um desktop com um processador da família Celeron, da Intel. Essa linha foi bastante popular e começou justamente em 1998 com os modelos Covington e Mendocino baseada no Pentium II, sendo que o primeiro nem contava com cache secundário embutido.

Toda a linha foi bastante criticada por conta do baixo desempenho, mas a fabricante foi muito bem sucedida no lançamento: eles eram bem mais baratos que os top de linha ou concorrentes e até acabaram visados para overclocks.

6. Game Boy Color

Game Boy Color.

O Game Boy Color foi lançado em outubro de 1998 no Japão e revolucionou os portáteis justamente por causa das paletas de cores, dando o domínio do setor para a Nintendo. Ele detonou a concorrência também pela capacidade técnica, por ser retrocompatível, pelo suporte infravermelho de conectividade e pelos modelos de tonalidades diferentes. Isso sem contar a biblioteca de jogos novos, como Pokémon Gold e Silver.

7. Dreamcast

Um Dreamcast.

O Dreamcast saiu em 27 de novembro, foi o sucessor do Saturn e tinha como objetivo colocar a Sega na concorrência direta com o PlayStation e o Nintendo 64. Ele era bastante avançado tecnicamente, tinha vários controles especiais, como o de pesca, e até um modem para conexão com a internet. Ele foi descontinuado em 2001 sem conseguir atingir às expectativas de venda, mas ficou no coração de muita gente.

8. Furby

Um boneco.

Essa mistura de brinquedo eletrônico com bicho de pelúcia tem uma cara que assusta muita gente, mas fez um sucesso estrondoso quando foi lançado pela Tiger Electronics perto do Natal de 1998. O Furby tinha como destaque o aprendizado contínuo, inclusive aprendendo a falar a língua do dono, e a capacidade de mexer olhos e orelhas. Ele já perdeu a fama e o fator novidade, mas é vendido em uma versão repaginada até hoje.

9. Brasil Telecom

Uma logo.

A Brasil Telecom, ou BrT, nasceu em 1998 com a privatização da Telebras e atuou em vários estados. As linhas de telefonia, os portais iG e Ibest e a marca BR Turbo de internet banda larga eram os maiores destaques da empresa, que foi uma das maiores do país em telecomunicações. Ela foi incorporada pela operadora Oi a partir de 2009, mas manteve a mesma infraestrutura original.

10. Telefônica

Uma logo.

E tem mais empresa brasileira da área assoprando 20 velinhas. É a Telefônica Brasil, braço nacional do grupo espanhol Telefónica. Ela também nasceu a partir da privatização da Telebras. Ao longo dos anos, muita coisa mudou: ela adquiriu a operadora Vivo, passando a usar a marca em praticamente todos os serviços, a operadora GVT e o portal Terra.

11. Sony Memory Stick

Um cartão de memória.

Esse aqui não traz muitas boas lembranças. O Memory Stick é o cartão de armazenamento proprietário da Sony para ser usado em câmeras, PCs e no PSP. Alguns anos depois, a empresa reconheceu a perda da batalha para os cartões SD, que era um desenvolvimento conjunto de Toshiba, Panasonic e SanDisk, e também passou a licenciar o formato. O tamanho máximo da primeira geração do Memory Stick era de 128 MB.

12. Mozilla

Uma logo.

O ano de 1998 foi histórico para os navegadores: foi o ano em que o Netscape Navigator, antigo líder do mercado, virou gratuito e teve o código-fonte liberado. O ex-funcionário de lá, Jamie Zawinski, logo no dia seguinte abriu a comunidade Mozilla.org. A empresa começou fornecendo ferramentas de desenvolvimento e aplicativos para outras companhias, tinha como logo a cabeça de um dinossauro na cor vermelha. O Firefox, que se tornaria o carro-chefe da marca, nasceu apenas em 2003.

13. PayPal

Uma logo.

Se hoje fazer pagamentos online e manter uma carteira virtual é normal, em 1998 não era nada comum. O embrião do PayPal nasceu nesse ano, mas ainda sob o nome de Confinity e fazendo softwares de segurança. Foi só 2 anos depois que a empresa dos investidores Peter Thiel, Max Levchin, Luke Nosek e Ken Howery se juntou com a X.com, uma pequena companhia bancária fundada por ninguém menos que Elon Musk, e passou a lidar com finanças.

14. Estação Espacial Internacional

Um módulo de satélite.O módulo Zarya

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla original em inglês) é uma das grandes conquistas espaciais recentes do ser humano, nossa maior construção na órbita terrestre e ainda é bastante usada para abrigar astronautas e seus experimentos. E o pontapé inicial na construção dela foi justamente em 1998, com o lançamento do módulo russo Zarya. Ele foi o responsável por energia elétrica, armazenamento e propulsão da estação em suas fases iniciais. O último módulo só foi acoplado em 2011 e ela deve continuar recebendo cientistas normalmente até 2029.

15. MySQL

Uma logo.

O MySQL é uma forma de gerenciar bancos de dados a partir da linguagem de consulta estruturada, ou SQL. Ele foi criado como um software livre na Suécia e é muito popular até hoje, especialmente por conta da integração com PHP e vários recursos de bancos de dados populares. Versões internas já circulavam antes, mas a primeira lançada ao público e para Windows saiu no ano de 1998.

15 tecnologias e empresas que completam 20 anos de vida em 2018 via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: