Independentemente de que você seja da galera que bebe cerveja em qualquer coisa ou da turma que morre de nojinho de tudo, a verdade é que ninguém gosta de ir a um barzinho, restaurante ou boteco e ser servido em um copo sujo, né? Mas, como descobrir se a sua cervejinha estupidamente gelada e perfeitamente no ponto não foi colocada em um copo “batizado”? Existe um método fácil, fácil!

De acordo com Kate Bernot, do site The Takeout, para saber se o copo não estava bem limpo, depois que a cerveja for servida, repare se se formam bolhas de gás na superfície interior do recipiente. Mais ou menos como ocorre nos copos que você pode ver na imagem a seguir:

Copos de cervejaReparou nas bolhas? (The Takeout/Givaga/Getty Images)

Acontece... 

Segundo Kate, quando um copo não é enxaguado direito ou não é muito bem lavado e algum resíduo de sabão ou sujeira passa despercebido e fica para trás, as bolhas de gás da cerveja ficam “coladas” nessa mancha, delatando o problema. Vale lembrar que, no caso de bares, pubs e estabelecimentos do tipo, isso pode acontecer facilmente, uma vez que, por conta da pouca luz ou grande rotatividade de clientes, nem sempre os atendentes veem direito os copos ou têm tempo de secar todos corretamente.

Ademais, o mesmo efeito pode ser observado em copos que ficaram algum tempo armazenados ou empilhados em um lugar qualquer e acabaram acumulando pó. Seja como for, o ideal seria que todos os copos fossem devidamente limpos e lustrados antes de serem servidos aos clientes — e agora você poderá saber se isso foi feito ou não com o seu. E aí, caro leitor, você já conhecia esse método?