8 filmes de época que deixaram escapar erros históricos

07/05/2018 às 10:162 min de leitura

Não é fácil ser 100% fiel ao fazer um retrato histórico no cinema. Contar fatos reais tanto tempo depois de terem acontecido demanda entender as perspectivas envolvidas, fazer uma ampla e detalhada pesquisa sobre posicionamentos, invenções, temporalidades.

E, ainda assim, às vezes acontecem pequenos enganos que acabam se transformando na parte mais famosa de um filme. Confira a seguir alguns dos mais famosos escorregões em detalhes cinematográficos

1. "À Espera de um Milagre"

1

Um dos filmes mais aclamados de todos os tempos, o longa de Frank Darabont é inspirado no livro de Stephen King, mas isso não o exime de errar. Passando-se no estado da Louisiana em 1935, a forma de execução escolhida para os presos não poderia ser a cadeira elétrica, já que ela só começou a ser usada em 1941.

2. "A Hora Mais Escura"

2

Lançado em 2012, o filme retrata uma equipe de soldados norte-americanos invadindo o complexo de Osama Bin Laden de um jeito bem descuidado. Isso jamais aconteceria, considerando que o Seal Team Sixresponsável pela operação, era altamente treinado para investigar sem deixar vestígios.

3. "Apollo 13"

3

Essa consagrada ficção científica tinha um problema, Houston. Ken Mattingly, um dos astronautas, aparece sendo retirado do voo por estar com sarampo. No entanto, ele simplesmente nunca esteve envolvido na missão de resgate.

4. "Argo"

4

Os norte-americanos adoram dar uma distorcidinha nos fatos para fazer com que seus heróis sejam retratados com mais heroísmo ainda. Em "Argo", quando a embaixada norte-americana está sob ataque, nenhuma outra colabora com a fuga dos personagens. Na verdade, tanto a da Nova Zelândia quanto a da Inglaterra ajudaram os americanos a escapar.

5. "Lincoln"

5

Quando o Congresso norte-americano votou a 13ª Emenda, 18 assentos da bancada estavam, na verdade, vazios — diferente do que acontece no filme, quando a sala aparece cheia. Os votos dos congressistas também foram diferentes dos representados no longa-metragem.

6. "O Jogo da Imitação"

6

O filme foca em Alan Turing (Benedict Cumberbatch) e dá a entender que ele construiu a máquina que decifrou Enigma quase sozinho, com um grupo de ajudantes, mas nenhum tão estrela quanto ele. Na verdade, Turing teve ajuda de Gordon Welchman, um matemático que acabou não aparecendo na produção cinematográfica.

7. "O Último Samurai"

7

A bandeira dos Estados Unidos tem 43 estrelas, mas isso só aconteceu em 1891. Na época em que o filme se passa, em 1876, ela ainda não era dessa forma.

8. "Pearl Harbor"

8

Ben Affleck parece ter uma cartelinha de filmes com erros históricos para preencher. Em "Pearl Harbor", seu personagem é parte da Força Aérea norte-americana e se junta ao esquadrão de Águias, o que na verdade não é permitido.

Além disso, o filme mostra um Boeing Stearman voando em 1923, quando só começou a ser usado em 1926, e também retrata aeronaves japonesas atacando hospitais, mas isso nunca aconteceu.

Conhece outros enganos similares? Compartilhe com a gente nos comentários!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: