Hora do Aquecimento: confira 13 curiosidades aleatórias sobre a Bélgica

04/07/2018 às 10:003 min de leitura

Eis que — mesmo com uma pitada de pessimismo por parte dos brasileiros — a Seleção Canarinho vem surpreendendo a todos e avançando na Copa do Mundo! Depois de empatar (1 a 1) com a Suíça e vencer a Costa Rica, a Sérvia e o México, as três vezes com um placar de 2 a 0, agora o nosso time do coração deve derrotar a Bélgica para continuar na briga pelo troféu. E o que a gente sabe sobre o desempenho dos belgas nos mundiais de futebol?

Atuações

Na edição atual, a seleção belga venceu em sua estreia na Copa contra o Panamá de 3 a 0, assim como nos demais jogos, com a Tunísia (5 a 2), Inglaterra (1 a 0) e com o Japão (3 a 2). Mas, olhando para o passado, desde a competição inaugural, sediada no Uruguai em 1930, o time da Bélgica participou de um total de 13 mundiais, incluindo o da Rússia, e a melhor classificação conquistada foi um 4º lugar na Copa do Mundo do México, celebrada em 1986.

Seleção belga(CBS Sports)

Historicamente, o maior rival da Bélgica é a Holanda (e não o Brasil, ufa!), apesar de os dois times só terem se enfrentado nos mundiais em duas ocasiões, em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, e em 1998, quando a competição foi sediada na França, e os placares foram uma vitória de 1 a 0 para os belgas e um empate de 0 a 0.

Torcida belga(Quartz/Reuters/Eric Vidal)

Voltando à Copa da Rússia, os donos da casa foram os que mais vezes jogaram contra a equipe belga em mundiais (como União Soviética e Rússia), com três vitórias para o time da Bélgica. Com relação à Seleção Brasileira, as duas equipes se encararam apenas em 2002, com vitória para nós por... Adivinhe o placar: 2 a 0! Tomara que o placar de vitórias brasileiras nesta edição do mundial de futebol se mantenha — ou seja superado com folga! — na próxima sexta-feira, mas até lá, confira uma série de aleatoriedades sobre a Bélgica:

1 – O país faz fronteira com a França, Alemanha, Luxemburgo e Holanda e conta com uma população de quase 11,5 milhões de habitantes.

2 – Na Bélgica são falados três idiomas: o holandês, por quase 60% da população, o francês, por cerca de 40% dos belgas, e uma pequena parcela dos habitantes fala o alemão.

Grand Place, em BruxelasGrand Place, em Bruxelas (Nations Online/Wouter Hagens)

3 – Embora o chocolate suíço seja superfamoso mundo afora, sabia que a Bélgica fabrica cerca de 220 mil toneladas da delícia anualmente — e que seus produtos estão entre os melhores do planeta?

4 – Aliás, em 2013, a Bélgica lançou uma edição limitada de selos postais com sabor de chocolate!

Chocolates belgas(Chocolate Tales/Aibek.Nomadlife.Org)

5 – E sabia também que até a década de 70 era comum que jarras de cerveja fossem servidas em refeitórios escolares?

6 – Falando em cerveja, esse é mais um produto bastante popular no país. Existem mais de mil variedades que são produzidas por lá, e é comum que a Bélgica vença competições internacionais com suas bebidas. Tomara que fique só na bebida mesmo!

Cervejas belgas(Amazon)

7 – Originalmente, foi o físico e padre católico belga Georges Lamaitre que, em 1927, propôs a teoria do Big Bang para explicar a expansão e evolução do Universo.

8 – Os presidiários na Bélgica podem usar centrais de computadores nas cadeias e inclusive contam com acesso limitado à internet em suas celas — além de poder “comprar” filmes online, incluindo os pornográficos.

BrugesBruges (Andy’s Travel Blog)

9 – Em 1990, o governo belga suspendeu os poderes do então Rei, Alberto II, por um dia para que uma lei relacionada com o aborto no país pudesse ser aprovada sem a assinatura dele, que é católico. Além disso, a Bélgica foi o primeiro país no mundo a banir as minas terrestres, isso em 1995.

10 – Na Bélgica, pessoas diagnosticadas com autismo, transtorno bipolar, depressão e outros distúrbios mentais e psiquiátricos têm o direito de escolher terminar suas vidas através da eutanásia.

AntuérpiaAntuérpia (Wanderlust/Sites at Penn State)

11 – Dizem que as batatas fritas foram inventadas na Bélgica, e não na França, e o saxofone foi desenvolvido no século 19 por Adolphe Sax, um músico belga.

12 – E sabia que “As Aventuras de Tintin” e “Os Smurfs” são criações belgas?

Smurfs(Belgium Chess History)

13 – Apesar de tantas coisas legais que a gente mencionou sobre a Bélgica, o país teve um rei, Leopoldo II, que foi responsável pela morte de um número estimado em 10 milhões de pessoas no Congo.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: