Qual é a história por trás deste elmo com chifres muito bizarro?

01/07/2019 às 02:302 min de leitura

Você já tinha visto alguma vez o estranho elmo da imagem? Pensado para proteger a cabeça inteira de seu usuário — no lugar de apenas a caixa craniana —, originalmente, o adereço fazia parte de uma armadura completa que foi presenteada pelo Imperador Sacro-Romano Maximiliano I ao Rei Henrique VIII da Inglaterra no início do século 16, mas é a única parte do conjunto que sobreviveu à passagem do tempo. Infelizmente, por que, já imaginou como não seria o resto do modelito?

De acordo com o pessoal do site Atlas Obscura, tecnicamente, elmos como esse, ou seja, totalmente fechados, são chamados de “armet”, e o da imagem a seguir foi criado pelo austríaco Konrad Seusenhofer, um dos mais importantes fabricantes de armaduras da época na Europa. Dê uma olhadinha mais detalhada na peça:

Elmo estranho(Wikimedia Commons/Geni)

Esquisitão e pouco prático

Como você acabou de ver, o elmo foi adornado com óculos, um narigão volumoso, um sorriso maroto e chifres de cabra espiralando das laterais da cabeça. Por conta dessas características todas, os historiadores determinaram que a peça não foi pensada para ser usada durante batalhas reais, mas sim apenas como adorno mesmo.

Afinal, imagine o espanto dos oponentes que se deparassem com um sujeito vestindo um capacete desses no campo de batalha — e o pouco prática que a proteção seria, considerando que, além de limitar a visibilidade e os movimentos, o elmo adicionaria mais peso ainda à armadura, sem falar que os chifres poderiam ser usados contra o próprio cavaleiro.

Elmo esquisito(Royal Armouries Museum)

Enfim, os pesquisadores acreditam que o acessório foi pensado para imitar a aparência de um “bobo da corte”, figura bastante popular na época do reinado de Henrique VIII. Aliás, por bastante tempo se pensou que o elmo pertenceu ao bufão do palácio! No entanto, ficou estabelecido que o curioso capacete era mesmo do rei e provavelmente era usado em ocasiões especiais e durante aparições públicas do monarca.

Segundo o Atlas Obscura, atualmente, o elmo faz parte do acervo do Royal Armouries Museum, um museu que abriga uma coleção de armaduras reais e arsenais de diversas épocas da história britânica que fica em Leeds, uma importante cidade que fica no norte da Inglaterra. E o artefato é um dos mais queridinhos do local, uma vez que está entre os mais procurados pelos visitantes. E não é para menos, né? Esquisito desse jeito...

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: