Confira 7 ilusões de óptica loucas que vão confundir os seus olhos

16/04/2019 às 02:302 min de leitura

Quem não curte uma boa ilusão de óptica? Mesmo quando a gente sabe o que as imagens mostram, os nossos olhos — ou melhor, o nosso cérebro — teimam em nos enganar e a gente acaba enxergando algo diferente do que deveria! Pois o pessoal do site espanhol Xataka reuniu uma porção dessas figuras “mágicas”, e nós do Mega Curioso encontramos algumas entre elas que ainda não tínhamos compartilhado por aqui. Confira:

1 – Indo ou vindo?

Metrô em movimento(Xataka)

É claro que o trem acima está seguindo em uma única direção, mas, se você ficar olhando por alguns instantes, vai notar que o veículo parece mudar de sentido! Você reparou?

2 – Um elefante e... Quantas patas?

Elefante cheio de patas(Xataka)

Olhe bem para a imagem acima e conte quantas patas você enxerga no elefante. O nosso lado racional diz que são quatro — afinal, todo mundo sabe disso! —, mas, o os seus olhos, o que eles veem?

3 – Coração pulsante

Ilusão de coração(Xataka)

A imagem acima é completamente estática, mas, mesmo sabendo disso, a impressão que muitas pessoas têm ao olhar para o coração é que ele está pulsando. Você também vê a mesma coisa?

4 – Menino ou menina?

Rosto(Xataka)

As imagens acima foram usadas durante um experimento conduzido pelo cientista Richard Russell em 2009, no qual ele pediu que um grupo de pessoas determinasse qual apresentava feições mais femininas e qual parecia mais masculino. As fotos mostram o mesmo rosto, mas o estudo revelou que o retrato com maior contraste, ou seja, o da esquerda parece mais com uma face de mulher. E você, o que acha?

5 – Bruxaria?

Não é a primeira vez que alguém usa a perspectiva para enganar os nossos olhos, e o vídeo acima é apenas mais um exemplo. Como você viu, no início do clipe, a impressão que temos é a de que as três dobraduras são iguais. No entanto, conforme a coisa avança e os espelhos são revelados, parece que rola uma bruxaria diante dos nossos olhos.

6 – Metamorfose

Metamorfose(Xataka)

Para que a ilusão de óptica acima funcione, primeiro você precisa olhar para a imagem de perto e, depois, novamente, a partir de uma distância maior. Viu a transformação?

7 – Vendo cores

Cores complementares(Xataka)

Para a ilusão de óptica acima funcionar, é necessário olhar fixamente para o pontinho preto no meio da figura e, depois, ver o que acontece quando as cores são removidas da foto. Esse tipo de efeito se apoia em “cansar” os receptores dos nossos olhos — e o vislumbre de tons que a gente enxerga quando a imagem muda para preto e branco são resultado da fatiga provocada pelas cores complementares da versão colorida.

 ***

E aí, caro leitor, você já conhecia as ilusões de óptica que listamos acima? Todas elas “enganaram” os seus olhos ou teve alguma que não funcionou? Compartilhe conosco nos comentários!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: