Mais 5 filmes de época que falharam justamente na retratação histórica

16/07/2018 às 10:002 min de leitura

Não tem jeito: por mais que uma produção cinematográfica invista na pesquisa histórica para tentar retratar uma época da maneira mais fiel possível, sempre alguém vai achar algum detalhe que não bate com a época em que se passa a história. Confira 5 filmes que deixaram passar alguns errinhos históricos:

1. Pearl Harbor (2001)

O filme se passa em plena Segunda Guerra Mundial, no começo dos anos 1940, nos quais era um tabu as mulheres andarem na rua sem meia-calça. Até mesmo nos momentos mais intensos do conflito, com escassez do produto, elas conseguiam achar novas para comprar ou reaproveitar as meias que elas já tinham. No filme, porém, as pernocas estavam todas de fora.

pearl harbor

2. Orgulho e Preconceito (2005)

O livro de Jane Austen, publicado em 1813, mostra como a mocinha Elizabeth (no filme vivida por Keira Knightley) enfrenta as questões culturais, morais e educacionais da Londres de sua época. Nas telonas, elas calçou diversas vezes as famosas galochas Wellington, que só foram inventadas 50 anos depois de o livro ter sido lançado.

orgulho e preconceito

3. ...E o Vento Levou (1939)

Mesmo os clássicos derrapam ao retratar uma época: o filme mostra um grande caso de amor e superação que tem como pano de fundo a Guerra Civil dos Estados Unidos, que aconteceu entre 1861 e 1865. Por isso, não faz sentido as ruas do longa-metragem terem iluminação com postes e lâmpadas, que só foram inventadas por Thomas Edison em 1879.

e o vento levou

4. Titanic (1997)

Quando Jack tenta convencer Rose a não se jogar no mar por estar com águas muito geladas, ele cita a vez em que caiu no lago Wissota, em sua terra natal (Chippewa Falls, Wisconsin), e quase congelou. Só que esse lago surgiu após a construção de uma hidrelétrica, em 1917 – cinco anos após o naufrágio o Titanic.

titanic

5. Troia (2004)

Neste filme, que retrata um conflito entre gregos e troianos ocorrido por volta do ano 1.300 a.C., uma série de incongruências históricas pode ser notada: o cerco de Troia durou 10 anos e não apenas algumas semanas, como o filme dá a entender; Agamenon e Menelau não morreram no conflito; os barcos trirremes nos quais os aques chegam só foram criados 600 anos depois; os mortos, no filme, tinham seus olhos cobertos por moedas, que nem sequer existiam naquela época, e por aí vai...

troia

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: