Ligeirinhos: confira 8 das coisas mais rápidas que existem no mundo

30/07/2018 às 13:202 min de leitura

1 – Elevador

Elevador mais rápido do mundoA Shanghai Tower é o edifício mais alto na imagem (Dezeen)

Se você sente frio na barriga só de entrar em elevadores comuns, desses que a gente encontra em prédios residenciais e comerciais — que geralmente se deslocam com velocidades de 90 metros por minuto —, imagine só dar um passeio no mais rápido do mundo! Instalado na Shanghai Tower, em Xangai, na China, o equipamento viaja a 18 metros por segundo e pode ser ajustado para acelerar até 20,5 m/s.

2 – Submarino

Submarino soviético K 222O submarino soviético K-222 (Wikimedia Commons/Domínio Público)

É meio complicado falar de artefatos militares, uma vez que, dependendo do caso, diversas características são mantidas em absoluto sigilo. No entanto, até onde se sabe, o submarino mais rápido já construído foi o K-222, de fabricação soviética, capaz de (supostamente) atingir 44,85 nós — ou o equivalente a mais ou menos 83 km/h.

3 – Montanha-russa

Formula RossaFormula Rossa, em Abu Dhabi (Intamin)

Você é fã de montanhas-russas? E teria coragem de dar uma voltinha na mais rápida do mundo? O nome dela é “Formula Rossa”, e o brinquedo fica do parque Ferrari World, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Quanto essa belezinha alcança de velocidade? Impressionantes 240 quilômetros por hora — e o trenzinho atinge 100 km/h em míseros 2 segundos!

4 – Carro

Hennessey Venom F5Muito rápido (Hennessey)

Na realidade, o carro acima, batizado de Hennessey Venom F5 — nome que faz referência à Escala Fujita de classificação e tornados, onde F5 seria a mais alta —, ainda está em produção e deve chegar (voando) às ruas em 2019, quando se tornará o automóvel mais rápido do mundo, podendo atingir a velocidade máxima de 484,4 quilômetros por hora, segundo o fabricante.

5 – Peixe

Peixe velaPeixe-vela de boas (Diving Center)

Você já ouviu falar dos peixes-vela? Esses animais pertencem ao gênero Istiophorus e podem chegar a atingir velocidades rondando os 120 quilômetros por hora! Só a título de comparação, os guepardos, que estão entre os animais terrestres mais rápidos de que se tem notícia, geralmente alcançam, em média, velocidades em torno dos 110-112 km/h. Mas...

6 – Guepardo

Guepardo correndoLindo, né? (Wikimedia Commons/Yathin sk)

Apesar de termos mencionado no item anterior que os guepardos atingem, em média, entre 110 e 112 km/h, existem relatos de exemplares desses belíssimos felinos que chegaram a bater os 120, 135 e até 145 quilômetros por hora.

7 – Ave

Falcão peregrinoOla um falcão-peregrino aí! (Wikimedia Commons/Carlos Delgado)

Ficou impressionado com a velocidade dos dois animais acima? E se a gente te contar que o falcão-peregrino (Falco peregrinus), ave de rapina que pode ser encontrada em todo o mundo, com exceção da Antártida, é considerado como o animal do planeta, uma vez que esse pássaro pode facilmente atingir 320 quilômetros por hora — quando mergulha para capturar sua presa?

8 – Velocistas

Usain BoltUsain Bolt, o velocista mais rápido do mundo (Wikimedia Commons/J. Brichto)

Bem, já que falamos de criaturas aquáticas, terrestres e “aéreas”, não podíamos deixar a nossa espécie de fora da lista, né? O homem mais rápido mundo, como você sabe, é o jamaicano Usain Bolt que, em 2009, completou os 100 metros em impressionantes 9,58 segundos, enquanto que a o título de mulher mais rápida segue sendo da norte-americana Florence Griffith-Joyner, que completou 100 m em 10,49 s, marca jamais superada por nenhuma velocista até agora.

Florence Griffith JoynerFlorence Griffith-Joyner, a velocista mais rápida do mundo (Legacy)

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: