Corpos disformes. Formas orgânicas. Humanoides anômalos. Muitas cores. Esses elementos todos fazem parte do universo surreal imaginado pelo designer austríaco Helmut Breineder — e, acredite, juntos, eles têm o poder de deixar qualquer um ligeiramente desconfortável. Contudo, essa característica não torna o trabalho do artista menos interessante! Veja um exemplo:

Currículo extenso

Conforme contou ao pessoal do site Gone Missing, Helmut estudou na Universidade de Salzburg, onde iniciou o curso de artes multimídia. Mas, como não curtiu muito a cidade, decidiu abandonar tudo e se mandar para Londres, na Inglaterra, onde fez uma porção de cursos e começou a desenvolver vídeos experimentais. Mais tarde, Helmut voltou à Áustria, desta vez a Viena, para trabalhar como editor em um programa de TV — e foi durante essa experiência que ele começou a mexer com manipulação de imagens, animações e efeitos visuais.

Outra informação interessante no “currículo” de Helmut é que ele resolveu largar tudo de novo, vir ao Brasil para gravar um documentário e acabou ficando por aqui durante 10 anos! Hoje o artista vive em Berlim, na Alemanha, mas é inegável que sua passagem aqui pela nossa terrinha influenciou profundamente seu trabalho, uma vez que foi em uma companhia de pós-produção de São Paulo que Helmut aprendeu os fundamentos para o desenvolvimento de suas curiosas animações. Confira uma seleção a seguir:

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!