Conheça 12 locais que serviram de inspiração para filmes da Disney

22/08/2018 às 08:303 min de leitura

Os filmes produzidos pela Disney encantam não somente crianças, mas também seus pais, com histórias bem-feitas e muito cuidado com a construção dos locais onde a trama se passa. Em alguns casos, cidades ou regiões são utilizadas de forma direta, porém mesmo em contos de fadas são utilizados castelos reais como inspiração. Conheça abaixo 12 exemplos:

1. "Moana": Samoa

Apesar de a história de Moana se passar há 2 mil anos, os diretores do filme, John Musker e Ron Clements, conheceram pessoalmente diversas ilhas polinésias para que servissem de inspiração dos cenários. No filme, Moana tenta salvar a localidade de Motunui, que é fictícia, mas se parece muito com a região.

2. "Hércules": Grécia

A história do desenho foi quase toda baseada na mitologia grega, então nada mais justo do que representar fielmente as paisagens e os templos que existem nas ilhas mediterrâneas. Diversos locais conhecidos historicamente foram registrados na animação e, na foto acima, você pode ver a comparação entre o Templo de Zeus real e o do filme.

3. "A Pequena Sereia": Castelo de Chillon, Suíça

O Castelo de Chillon fica nas margens de um lago de água doce; mesmo assim, serviu de inspiração para o castelo onde reside o príncipe Eric. Utilizado desde a Era do Bronze como fortaleza, prisão e residência de nobres, o local é um dos principais pontos turísticos do país.

4. "Mulan": Cidade Proibida, China

A Cidade Imperial aparece em destaque no filme, como cenário de momentos cruciais na história criada pela Disney. O local foi utilizado como residência real chinesa de 1420 a 1912, mas agora funciona somente como museu de arte antiga e de artefatos locais.

5. "Procurando Nemo": Sydney, Austrália

O filme mostra diversas belezas australianas, principalmente a Grande Barreira de Corais e a cidade de Sydney. Para a produção das cenas embaixo da água, os artistas analisaram recifes de coral havaianos a fim de entender como tudo funciona, tornando o filme realista, mas não exatamente como nos corais australianos. Já a cidade foi reproduzida de forma fiel, como podemos ver na imagem acima.

6. "Peter Pan": Londres, Inglaterra

Junto com os ônibus de dois andares e as cabines telefônicas características, o Big Ben é um dos símbolos mais emblemáticos da capital inglesa. Em uma das cenas do filme "Peter Pan", quando ele voa com seus amigos pela primeira vez, acabam passando pelo icônico relógio, representado em detalhes na animação.

7. "Enrolados": Monte Saint-Michel, França

Laurent Ben-Mimoun, artista responsável pela estética da animação "Enrolados", se inspirou em pinturas a óleo do século 18 para a produção. Ele, obviamente, tomou como base a ideia de castelos medievais com torres tão altas que Rapunzel pudesse jogar seus cabelos, como o Monte Saint-Michel, na Normandia.

8. "A Nova Onda do Imperador": Machu Picchu, Peru

As ruínas do Império Inca que existem até hoje, 2,4 mil metros acima do nível do mar, serviram de inspiração para a vila onde vive Pacha, um dos personagens principais da animação.

9. "Branca de Neve e os Sete Anões": Alcázar de Segóvia, Espanha

O castelo espanhol, apesar de sua beleza, serviu como inspiração para a residência da rainha má. O local existe desde o século 12, servindo como forte militar, residência de nobres e, mais recentemente, museu.

10. "Valente": Castelo de Eilean Donan, Terras Altas Escocesas

Os produtores da animação, que conta a história da princesa Merida, visitaram diversas localidades na região e conseguiram recriar o visual de forma bem realista. As áreas internas representadas no filme reproduzem o que existe no Castelo de Eilean Donan.

11. "Frozen": Igreja de São Olavo, Noruega

A cerimônia em que Elsa foi coroada rainha de Arendelle aconteceu em uma igreja muito semelhante à Igreja de São Olavo, que existe na Noruega desde o século 19. Além da locação, o local inspirou a equipe na hora de nomear o famoso boneco de neve.

12. "O Corcunda de Notre-Dame": Catedral de Notre-Dame, França

Representando a arquitetura gótica francesa, a catedral mostrada na animação é idêntica à real, que fica na cidade de Paris. Mesmo sendo um dos filmes mais sérios da Disney, ele mostra muito bem a beleza da edificação e da cidade ao redor.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: