6 truques para usar a câmera do seu smartphone como um profissional

26/08/2018 às 05:003 min de leitura

Você ativa a câmera, aponta o celular para o que quer fotografar e aperta o botão para dar o clique. Fazer uma foto pode ser puramente isso, mas nem sempre o efeito fica legal quando não pensamos um pouco no processo.

Não basta imaginar apenas um enquadramento legal; usar bem a sua câmera e as ferramentas que estão ao seu dispor pode fazer toda a diferença na hora de garantir uma boa foto. Veja algumas dicas para aprimorar sua habilidade!

1. Controle o foco

O primeiro passo para fazer suas fotos parecerem mais profissionais é tirar seu celular do modo automático. Você faz isso dentro da câmera mesmo.

A câmera do celular permite que você direcione o foco da imagem para onde quiser, de forma a fazer um registro com mais nitidez naquilo que você de fato quer mostrar.

2. Use o HDR

Esse recurso está super à mão e pode fazer toda a diferença quando se trata de uma foto em que há muita luminosidade. Ele ajuda a controlar a quantidade de luz que entra na câmera e equilibrar melhor o claro e o escuro. O resultado são fotos com mais detalhes, cores mais vivas e menos efeito escuro de fotos contra a luz. Compare:

3. O formato da foto

Muita gente acha que uma foto é simplesmente uma foto, mas a verdade é que uma mídia de imagem pode estar em uma grande variedade de formatos: JPG, PNG, GIF, entre outros. Quando um clique é feito com uma câmera profissional, os fotógrafos preferem normalmente manter o arquivo no formato RAW, que é basicamente sua foto bruta, com todas as informações originais de cores e iluminação; assim, ela é muito mais editável do que as que ficam em JPG.

Celulares mais modernos e alguns apps específicos oferecem a opção DNG, de Digital Negative, que permite ao aparelho salvar a versão bruta ao mesmo tempo, para aquelas fotos mais artísticas que você quer editar depois.

4. Velocidade de obturação

Uma máxima essencial da fotografia é que, quanto mais rápida a foto for feita, menos distorção na imagem, se a luz estiver adequada. É possível controlar isso pela velocidade do obturador. Mas distorção pode ser uma coisa boa se você quiser um efeito bacana como esse:

Essa foto foi feita com câmera, mas é possível conseguir isso também com seu celular! Para tanto, você deve definir a velocidade do obturador. Mais lento, ele vai deixar a luz entrar por mais tempo, então, se ela estiver em movimento, o efeito será de continuidade como na imagem acima. O contrário também é válido: quando precisamos capturar algo em movimento sem que ele apareça borrado, basta acelerar a velocidade do obturador.

5. Controle a sensibilidade do ISO

Iluminação é tudo quando se fala de fotografia. A luz certa é decisiva entre uma foto ruim e uma sensacional, e um dos fatores que controlam isso é o ISO. Quanto maior ele for, mais luz a câmera capta; o problema é que, fazendo a foto com o smartphone na mão, nos mexemos, e isso pode causar distorção ou a falta de iluminação causa ainda esse efeito granulado.

Para fazer uma foto boa em ambiente escuro e reduzir o ruído, você pode também usar um tripé e manter o ISO mais baixo, mas com uma captura mais lenta.

6. Profundidade de campo

Boa parte do charme de uma foto profissional vem de um fator chamado "profundidade de campo", que é basicamente dar mais destaque ao objeto ou à pessoa que está em primeiro plano, de forma que o fundo da imagem aparece desfocado.

Mas como fazer isso? Esse efeito é possível naqueles aparelhos que possuem duas câmeras, e o próprio software faz isso automaticamente, detectando qual objeto está em primeiro plano e qual não está. O resultado é sensacional!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

6 truques para usar a câmera do seu smartphone como um profissional via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: