Você já ouviu falar em um concurso de fotografia chamado Australian Geographic Nature Photographer of the Year? A competição ocorre todos os anos e está focada em celebrar as paisagens naturais e a fauna da Oceania, o que significa que os retratos revelam um pouquinho das belezas da Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e seus arredores.

Belezas naturais

De acordo com Michael Irving, do site New Atlas, os vencedores da edição 2018 do concurso já foram anunciados, e a imagem que ficou com a primeira colocação geral é a que você pode ver abaixo. Intitulada “Hide and Seek” — “Esconde-esconde” em tradução livre —, a imagem foi capturada por Tracey Jennings enquanto a fotógrafa mergulhava em Raja Ampat, na Indonésia, e mostra o momento em que um enorme cardume de peixes se dá conta da presença de um predador e começa a fugir. Confira:

Cardume de peixes(Tracey Jennings/Australian Geographic)

Incrível, né? No entanto, segundo Michael, o concurso contou, no total, com 2.288 imagens participantes e, portanto, o pessoal encarregado em selecionar os melhores retratos deve ter tido um baita de um trabalho! A seguir você pode dar uma olhadinha nas melhores fotos e em algumas menções honrosas na competição — e, claro, não deixe de opinar nos comentários (nós aqui do Mega sempre estamos de olho no que os leitores dizem por lá!):

1 – Camuflado

Animal camuflado(Igor Mikula/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Retrato de Animal” — a foto, capturada por Igor Mikula, mostra um pequeno réptil da espécie Saltuarius cornutus nas proximidades do Lago Eacham, em Queensland, na Austrália.

2 – Água-viva

Água viva(Matthew Smith/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Retrato de Animal” — a foto foi capturada por Matthew Smith e mostra uma caravela-portuguesa da espécie Physalia utriculus.

3 – Brincando de cavalinho

Pássaros fofos(Dan Giselsson/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Comportamento Animal” — a foto, capturada por Dan Giselsson, mostra um par de borrelhos-ruivos Elseyornis melanops em uma posição inusitada.

4 – Briga de faz de conta

Cangurus brincando(Georgina Steytler/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Comportamento Animal” — a foto, capturada por Georgina Steytler, mostra um par de jovens cangurus da espécie Macropus fuliginosus brincando de lutar.

5 – Cavalo-marinho

Cavalo marinho(Matthew Smith/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Animal em seu Habitat” — a foto, capturada por Matthew Smith, mostra um cavalo-marinho da espécie Hippocampus whitei.

6 – Emus

Emus nas dunas(Josh Tagi/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Animal em seu Habitat” — a foto, capturada por Josh Tagi, mostra um par de emus (Dromaius novaehollandiae) correndo por algumas dunas.

7 – Refúgio no Manguezal

Peixes em maguezal(Andy Lewis/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Botânica” — a foto, capturada por Andy Lewis, mostra um cardume de anchovas nadando entre as raízes de um manguezal (Rhizophora stylosa) situado próximo à Grande Barreira de Coral.

8 – Tempestade de neve

Tempestade de neve(Raoul Slater/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Botânica” — a foto, capturada por Raoul Slater, mostra uma porção de plantas da espécie Richea pandanifolia durante uma tempestade de neve em Waldheim, na Tasmania.

9 – Amanhecer

Amanhecer(Dylan Fox/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Paisagem” — a foto, capturada por Dylan Fox, mostra o nascer do sol em Bluff Knoll, ponto mais alto do sudoeste da Austrália Ocidental.

10 – Depois das chamas

Bosque incendiado(Ben Goode/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Paisagem” — a foto, capturada por Ben Goode, mostra o panorama de uma área de Adelaide após a ocorrência de incêndios no local.

11 – Queda d’água

Chuva e cachoeiras(Peter Hill/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Foto Monocromática” — a foto, capturada por Peter Hill, mostra um local conhecido como Junction Falls, situado em uma região montanhosa da Austrália chamada Montanhas Azuis, durante uma tarde chuvosa.

12 – Nadadora

Tartaruga nadando(Richard Wylie/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Foto Monocromática” — a foto, capturada por Richard Wylie, mostra uma tartaruga nadando de boas no Rio Orara, na Nova Gales do Sul.

13 – Bichinho fujão

Vombate fujão(Floyd Mallon/Australian Geographic)

Vencedora na categoria “Junior”, a foto, de Floyd Mallon, de 16 anos, mostra um vombate (Vombatus ursinus) correndo depois de se assustar com a presença do fotógrafo.

14 – Portões do Inferno

Fonte geotermal(Fionn Holyoak-Roberts/Australian Geographic)

Finalista na categoria “Junior”, a foto, de Fionn Holyoak-Roberts, também de 16 anos, foi capturada em uma fonte geotermal situada no Parque Geotermal Portas do Inferno, situado em Rotorua, na Nova Zelândia.

15 – Carcaça

Canguru morto(Ben Goode/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Nosso Impacto” — a foto, capturada por Ben Goode, mostra a carcaça de um canguru vítima dos incêndios que atingiram os bosques de Adelaide na Austrália.

16 – Nosso lixo

Lixo na água(Justin Gilligan/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Nosso Impacto” — a foto, capturada por Justin Gilligan, mostra um cavalo-marinho (Hippocampus whitei) nadando próximo a uma embalagem plástica na Baía de Sydney.

17 – Bebês

Filhote de tartaruga(Matthew Smith/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Espécies Ameaçadas” — a foto, capturada por Matthew Smith, mostra dois filhotinhos de tartaruga da espécie Eretmochelys imbricate, listada como criticamente ameaçada de extinção.

18 – Natação

Tartaruga ameaçada(Johnny Gaskell/Australian Geographic)

Imagem selecionada entre as melhores na categoria “Espécies Ameaçadas” — a foto, capturada por Johnny Gaskell, mostra uma tartaruga da espécie Chelonia mydas nadando nas proximidades da Ilha Heron, em Queensland.

19 – Dançando nas águas

Peixe nadando(Matthew Smith/Australian Geographic)

Peixe da espécie Alectis ciliaris fotografado por Matthew Smith — esse cara participou com uma porção de fotos! — nadando graciosamente.

20 – Moluscos

Moluscos(Matthew Smith/Australian Geographic)

Trio de moluscos machos (da espécie Sepia apama) rodeiam um indivíduo que eles pensam ser uma fêmea, mas... se trata de outro macho disfarçado. Adivinhe de quem foi a foto!

21 – Retrato de família

Leões marinhos(Matty Smith/Australian Geographic)

Família de leões-marinhos curiosos — da espécie Neophoca cinerea — nadando pertinho do fotógrafo (Matthew Smith, de novo!).

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!