Mais 7 ilusões de ótica que divertem e embaralham a vista

13/09/2018 às 08:012 min de leitura

Ilusões de ótica são muito legais, porque mostram que nossos sentidos são facilmente manipuláveis. Os exemplos abaixo dão aquela embaralhada na vista e no cérebro, mas acabam sendo muito legais justamente por esse motivo. Confira:

1. Qual a faixa mais escura?

Olhe para a imagem abaixo e responda: a faixa A ou a faixa B possui um cinza mais escuro? Na verdade, pode não parecer, mas ambas são da mesma cor! O contraste com o branco na faixa A e o contraste com o preto na B faz parecer com que elas tenham cores diferentes.

ilusão de ótica

2. Grade quebrada

Se você olhar a imagem bem de perto e fixar o ponto de visão bem no centro, verá que aos poucos as extremidades da grade vão começar a se arrumar sozinhas. Isso acontece porque o nosso cérebro deduz qual a maneira mais confortável de enxergar a imagem e corrige os problemas.

ilusão de ótica

3. Coração pulsante

As linhas fininhas e pontiguada acabam dando a impressão de que o coração está pulsando nessa imagem, que é totalmente estática.

ilusão de ótica

4. Linhas vermelhas: tortas ou retas?

Por estarem sobre círculos, temos a impressão que as linhas vermelhas são cheias de curvas; porém, elas são completamente retinhas!

ilusão de ótica

5. Qual monstro é maior?

Nessa ilusão, que leva o nome do cientista Roger Shepard, temos a impressão de que o monstro mais atrás é bem maior do que o da frente. Isso acontece por conta do entorno dos desenhos, que, na realidade, possuem o mesmo tamanho.

ilusão de ótica

6. Qual "carrinho" vai chegar primeiro?

Se você ficou em dúvida para saber qual chegará antes, espere até o final do GIF: você verá que, por mais que não pareça, ambos os quadradinhos estão andando na mesma velocidade.

ilusão de ótica

7. Qual a cor do quadrado?

Por conta da mudança de fundo, temos a impressão de que o quadrado é mais cinza quando está à esquerda, praticamente desaparece no centro e fica mais avermelhado à direita. Porém, ele permanece com a mesma cor o tempo todo!

ilusão de ótica

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: