Mohamad Hafez é um artista e arquiteto sírio que atualmente vive em New Haven, Connecticut, nos EUA. Em seu projeto mais recente, Hafez decidiu criar instalações em miniaturas, dentro de malas de viagem, para contar histórias de refugiados e de seus lares que ficaram para trás.

Com objetos metálicos, ele construiu casas, móveis, prédios e paisagens que fizeram parte da vida de tantas pessoas que tiveram que ir embora para salvar suas vidas. Intitulada “UNPACKED: Refugee Baggage”, a série de instalações mostra o lado mais humano e individual das pessoas que precisaram buscar refúgio em outros países.

Arte, luta e vida real

O trabalho de Hafez levou meses até ficar pronto, e cada estrutura é acompanhada de um material em áudio com gravações feitas por refugiados que saíram do Afeganistão, do Congo, da Síria, do Iraque e do Sudão.

As histórias foram todas gravadas pro Admed Badr, refugiado do Iraque e que estuda na Wesleyan University. Elas mostram as dificuldades enfrentadas por quem tem que deixar tudo para trás e tentar viver em outro lugar. No site do projeto é possível ouvir os áudios, e o material está em exposição na DePauw University até dezembro deste ano.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!