9 curiosidades nos 30 anos de Super Mario Bros. 3

23/10/2018 às 11:313 min de leitura

Lançado no Japão em 23 de outubro de 1988 para o saudoso NES – ou Nintendinho –, Super Mario Bros. 3 é um dos maiores sucessos da franquia do encanador bigodudo, tendo vendido mais de 17 milhões de cartuchos. Agora, para seu aniversário de 30 anos, que tal descobrir algumas curiosidades sobre esse nostálgico título?

1. Peça de teatro

Como toda saga de sucesso, a do Mario é recheada de teorias de conspiração. Curiosamente, uma envolvendo Super Mario Bros. 3 foi confirmada mais tarde por seu criador: Shigeru Miyamoto disse, em 2015, que de fato o jogo seria uma espécie de peça de teatro. Para quem não se lembra, o game começa com uma cortina vermelha se abrindo e cada fase termina com o Mario indo para os bastidores. Até mesmo a sombra de alguns obstáculos pode ser vista na “parede” ao fundo da fase!

super mario bros 3

2. O apito que pula mundos

Os Warp Whistles são apitos que permitem que os jogadores pulem de um nível para outro sem esforço. Durante muito tempo, achava-se que era possível apenas sair do nível 1 direto para os níveis 2, 3 ou 4, ou pular dos níveis 2, 3 ou 4 para o 5, 6 ou 7 e também do nível 7 para o 8. Porém, existe um truque que permite que você vá do nível 1 ao nível 8 sem esforço algum!

super mario bros 3

3. Mensagens secretas

O objetivo do jogo é terminar cada mundo resgatando a princesa Peach e uma varinha mágica que devolve ao rei sua forma original. Quando isso acontece, o rei faz um agradecimento genérico, que muitos nem se dão ao trabalho de ler. Porém, se você derrotar o Bowser com algum tipo de fantasia, os agradecimentos mudam: no caso de você terminar com a roupinha de sapo, por exemplo, o rei vai se oferecer para retribuir o favor, usando sua varinha mágica para devolver a forma original do Mario.

super mario bros 3

4. Referência a The Legend of Zelda

Tanto Super Mario Bros. 3 e The Legend of Zelda possuem um enredo semelhante: o herói (Mario/Link) tendo que resgatar a princesa (Peach/Zelda) do vilão (Bowser/Ganondorf). Porém, as semelhanças são ainda maiores, visto que ambos os títulos são obras de Shigeru Miyamoto. O apito Warp Whistle do Mario, por exemplo, é idêntico ao Recorder que aparece em Zelda. Eles inclusive tocam a mesma melodia!

super mario bros 3

5. O jogo japonês é mais difícil

Entre o lançamento de Super Mario Bros. 3 no Japão e nos EUA se passaram dois anos. Esse foi o tempo para aliviar a dificuldade do game – as versões japonesas costumavam ser muito mais difíceis, tanto que Super Mario Bros. 2, por exemplo, nem foi lançado em terras ianques. Entre as mudanças, por exemplo, está que Mario, enquanto com o poder da flor de fogo e atingido por um inimigo, passa a ser o “Mario grande” e posteriormente o “Mario pequeno” caso seja atingido mais uma vez. Na versão japonesa, mesmo que o personagem esteja com algum superpoder, ele vai direto para a versão minúscula se atingido na primeira vez. O layout de muitas fases também foi suavizado para o público ocidental.

super mario bros 3

6. Inspirações reais

Os Boos, ou seja, os fantasminhas, foram inspirados na esposa do desenvolvedor Takashi Tezuka, que era bastante tímida, mas certa vez explodiu de raiva por conta do tempo que o marido passava trabalhando no game. Assim, no jogo, os fantasminhas são “pacíficos” quando encarados por Mario ou Luigi, mas passam a atacar quando ele vira as costas. Já a Chain Chomp, a bola de ferro presa por uma corrente, foi inspirada em um cachorro que perseguiu Shigeru Miyamoto na infância e foi contido justamente da mesma forma. Mas cuidado: a Chain Chomp escapa após 49 tentativas de tentar arrebentar a corrente!

super mario bros 3

7. Mario Centauro

Diversas novas fantasias e poderes apareceram em Super Mario Bros. 3: alguns exemplos são a P-Wing, que permite o voo initerrupto, e as roupinhas de sapo ou de arremessador de martelos. Uma novidade que quase foi implementada foi uma roupa que transformaria o Mario em uma espécie de centauro, metade homem e metade cavalo. Seus poderes nunca foram delineados já que a ideia acabou não vingando.

super mario bros 3

8. O formato dos mapas

Alguns easter eggs estão tão visíveis que muitas vezes não reparamos: você já notou, por exemplo, que as ilhas do Mundo 7 parecem formar os tubos verdes pelos quais o Mario entra? Já no Mundo 3, quando Mario embarca em uma canoa até chegar ao castelo final, aos ilhas parecem imitar o mapa do Japão! Dessa maneira, comparativamente, é como se o castelo estivesse localizado na cidade de Kyoto, justamente a sede da Nintendo!

super mario bros 3

9. Super Mario Bros. 3 NÃO é o terceiro jogo da série

Na verdade, o jogo foi o quinto título da saga dos irmãos encanadores a ser lançado! 

super mario bros 3

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: